Projetos de nivelamento dos cursos técnicos do Campus Porto Velho Calama tiveram avaliação positiva

Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2022, 08h34 | Última atualização em Quarta, 18 de Mai de 2022, 08h34 | Acessos: 61144

Atividades Português e Matemática nivelamentoCoordenadores dos Cursos Técnicos em Edificações, Eletrotécnica, Informática e Química participaram desde o mês de fevereiro deste ano do planejamento e execução dos projetos de nivelamento desenvolvidos no Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), que tiveram como estratégia recompor parte das aprendizagens não desenvolvidas durante a pandemia de covid-19, quando o ensino foi praticado de forma remota.

As atividades foram desenvolvidas com a participação dos coordenadores dos cursos, professores, técnicos e alunos que atuaram como monitores nas atividades, em parceria com o Departamento de Apoio ao Ensino (Dape), e foram avaliadas com pontuação acima dos 95% entre os participantes.

As ações foram planejadas com foco no ensino das disciplinas de Português e Matemática para os alunos dos primeiros anos. Para os demais – segundo e terceiro anos –, o foco esteve centrado no desenvolvimento de atividades práticas em laboratório. Para Fernanda Dias Silva, Técnica Educacional do Dape, foram priorizadas “[...] as atividades essenciais para recuperação de áreas que podem ter sido subaproveitadas durante o período da pandemia, como também foi realizado o Projeto de Rodas de Acolhimento, Socialização e Integração ao Retorno Presencial, que teve a finalidade de reintegrar alunos dos segundos e terceiros anos ao Campus Calama com dinâmicas desenvolvidas em sala de aula (Roda de Debates com Puxa Conversa, Jogo Imagem e Ação); além das atividades físicas e de integração desenvolvidas na quadra esportiva e mostra de arte com trabalhos dos alunos”.

Português e Matemática

Sobre a perspectiva dos docentes e alunos participantes no nivelamento de Português e Matemática, 97,7% dos professores responderam que o projeto colaborou para recompor as aprendizagens que estavam defasadas e 91,7% deles acham que o projeto deve ser reaplicado no ano seguinte. E foi elogiado: “a iniciativa da gestão em orientar que fosse feito um planejamento coletivo entre os professores de Língua Portuguesa foi um fator muito importante para que todas as turmas dos primeiros anos tivessem os mesmos conteúdos”. Como crítica ou sugestão, foi apontado que “o planejamento deveria levar em consideração as necessidades específicas de cada curso em suas matérias técnicas.”

Na avaliação entre os alunos, 31,1% acharam excelente a aplicação do projeto, seguidos de outros 42,2% que acharam muito bom; 22,2% acharam bom e 4,4%, regular; 92,2% acham que o projeto colaborou no desempenho escolar e outros 94,4% querem que seja repetido no próximo ano.

Rodas de Acolhimento

Em relação às Rodas de Acolhimento, Socialização e Integração, conforme fica evidenciado nos gráficos do Dape, 95,7% dos alunos afirmam que o projeto colaborou no acolhimento, socialização e integração dos estudantes; e acham que deve ser reaplicado nos próximos anos. Ainda nesse projeto, 100% dos professores destacam sua eficiência.

O gráfico do Depae mostra um excelente interesse dos alunos na Mostra de Artes, sendo que 54,5% acharam ótima a mostra e 36,4% acharam que foi boa. O destaque na avaliação ficou para a opinião de um aluno abordando que “as atividades propostas foram excelentes tanto para os calouros, quanto para os veteranos, dessa forma seria interessante se isso continuasse nos próximos anos”.

Nivelamento na área técnica

Na perspectiva dos professores, 80,8% acham que o projeto colaborou para recompor as aprendizagens que estavam defasadas. Em relação à efetividade de aplicação do projeto, 23,1% dos professores acharam excelente; seguidos por 34,6% que acharam muito bom e outros 34,6% que acharam bom; fechando com 7,7% que indicaram a atividade como média. Como ponto positivo, os professores elogiaram a iniciativa de nivelamento ter sido realizada antes do início regular das aulas, uma vez que a aplicação do projeto propiciou para se mapear as fragilidades e o potencial dos estudantes. Sugeriram para que se tenha mais tempo para o planejamento das atividades nas próximas edições.

• Aividades_na_quadra_-_nivelamento
  • Atividades_Português_e_Matemática_-_nivelamento