Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Técnicos em Química e Informática participam de certificação virtual no Campus Porto Velho Calama

Publicado: Terça, 13 de Abril de 2021, 12h00 | Última atualização em Terça, 13 de Abril de 2021, 16h42 | Acessos: 114730

Pietra Giovana Lacerda Martins juramento InformáticaA solenidade de certificação de 115 alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Química e em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, relativa ao ano de 2020, foi realizada de forma virtual na noite de sexta-feira, 9. O evento on-line foi acompanhado pelos educadores da instituição, amigos e familiares dos formandos, por meio do canal do IFRO Calama no Youtube.

A mesa virtual do evento foi presidida pelo Reitor Substituto do IFRO, Carlos Henrique dos Santos; pelo Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio; a Coordenadora do Curso Técnico em Informática, Sabrina Maria Rodrigues; o Coordenador do Curso Técnico em Química, Luis Fernando Lira Souto; os Paraninfos Elizângela Bibá Gomes e Silvio Luiz de Freitas (Informática) e  Edailson Alcântara Correia e Maria Idailse da Silva Santos (Química); além dos patronos e professores homenageados representando os dois cursos.

Após o anúncio nominal dos 115 formandos, o Reitor Substituto Carlos Henrique dos Santos abriu a sessão solene e Pietra Giovanna Lacerda Martins (concluinte em Informática) e Ellen Natasha Gomes de Sousa (concluinte em Química) conduziram o juramento junto aos demais formandos. Quando prometeram solenemente “que exercerão a profissão com fidelidade aos preceitos da honra e da ciência, promovendo o uso e o desenvolvimento da tecnologia em benefício do cidadão e da sociedade”.

Representando o Reitor Uberlando Tiburtino Leite, que estava em evento do Campus Cacoal, o Professor Carlos Henrique conferiu a certificação simbólica de Técnico em Informática e de Técnico em Química aos formandos, destacando que “a partir de agora poderão usufruir de todas as prerrogativas que conferem as Leis da República” à certificação conferida.

Maria Eduarda Almeida Lustosa, já como Técnica em Informática, discursou e comparou o IFRO como um jogo colaborativo, onde todos têm como meta colaborar em torno de um único objetivo, e o deles era o de formar. Relembrou quando todos chegaram, como eram inexperientes e como superaram todas as adversidades com união, apesar de competirem “como em todo e bom jogo”, refletindo que o IFRO não é um jogo fácil, porém, foram felizes e podem relembrar cada recanto da escola e os momentos que ali congraçaram e cresceram “aprendendo a levantar uns aos outros”. Ela recordou dos amigos que não conseguiram concluir essa etapa. Lembrou atividades recreativas, eventos e passeios proporcionados pela escola e junto aos amigos.

Apesar da pandemia de covid-19 ter lhes tirado a “oportunidade de muitos encontros e abraços”, a turma será sempre lembrada de uma maneira feliz “por termos avançado nessa fase e chegarmos ao maior nível. Que possamos distribuir conhecimento e experiência para aqueles que estão por vir”. Maria Eduarda ainda agradeceu aos professores, coordenadores, a toda equipe pedagógica e funcionários, bem como às suas famílias. “O ensino do IFRO é transformador e estamos saindo transformados para melhor”.

O agora Técnico em Informática Pedro Lucas Antunes Naldi Santana agradeceu aos amigos pela oportunidade de representá-los. Lembrou a trajetória de estudo no IFRO e as parcerias que tiveram que fazer para superar os desafios. “Noites mal dormidas não foram em vão, porque estamos preparados para alçar novos horizontes”. Agradeceu aos pais que os apoiaram para seguir os estudos, destacando o legado que estão deixando.

A Coordenadora do Curso Técnico em Informática, Sabrina Maria Rodrigues, destacou o empenho dos demais professores e disse estar muito feliz com as palavras dirigidas pela aluna Maria Eduarda Lustosa.

Já a Técnica em Química, Hanny Gabriele, agradeceu a todas as pessoas que contribuíram para que eles conseguissem chegar até aqui, professores, servidores do IFRO, parentes e amigos. Lembrou desafios e dificuldades para não mais terem dúvida e constrangimento para responder sobre o que faz um Químico. Parabenizou a todos como legítimos vencedores, apesar das dificuldades enfrentadas e esse ano de pandemia. Aos amigos de sala e aos demais que fez na escola e disse que espera encontrá-los no futuro numa vida repleta de conquistas.

Também a aluna Sâmila Mororó Souza agradeceu aos alunos, e professores que fizeram parte de seus caminhos, “como peças fundamentais de suas histórias”, destacando a missão de lecionar como uma das mais belas da vida. Lembrou os amigos que desistiram e destacou a persistência como mola para trazê-los até aqui, “apesar dos choros escondidos na biblioteca ou no bloco III, que nos tornou capazes de enfrentar desafios e vencer essa batalha que nos tornou fortes. Estaremos conectados para sempre porque ninguém cruza nosso caminho por acaso”, concluiu.

Para o Coordenador do Curso Técnico em Química, Luis Fernando Lira Souto, as duas áreas que ora formam os alunos como de grande importância neste momento de pandemia de covid-19; uma ajudando na fabricação de vacinas e a outra oportunizando tencologias, como a transmissão da formatura, como naquele momento.

Os Professores Elizângela Bibá Gomes e Silvio Luiz de Freitas, paraninfos dos formandos do Curso Técnico em Informática, saudaram os servidores do IFRO e todos os formandos. A Professora Elizângela se utilizou do exemplo dos ensinamentos em Informática para estimular aos formandos a quando se depararem com algum problema, reflitam sobre ele e o divida em problemas menores. “Ao final, terão resolvido o problemão todo”.

Dizendo que existem partes indispensáveis para o funcionamento do computador, o Professor Silvio exemplificou que existe o que é essencial e o que é opcional. Segundo ele, assim deve ser na vida, quando devemos escolher o que é essencial. Como numa aula onde definissem os conceitos da disciplina, os professores emitiram ensinamentos que os formandos utilizarão na vida prática. “É necessário escolher cada relacionamento, valorizá-lo e estabelecer limites”, pontuou Elizângela e “buscar aperfeiçoamento constante. Resistência e resiliência”, destacou Silvio.

A Professora Maria Odaíse Silva dos Santos, paraninfa dos formandos Técnicos em Química, mostrou ser uma honra, alegria e nervosismo pela responsabilidade que marcam sua satisfação de representar a turma de formandos. Lembrou que nesse momento em que vivemos, ela já percorreu mentalmente, por muitas vezes, os corredores vazios do IFRO, sem conversas e sem ter para quem lecionar. Por meio de uma história de criança que saiu de casa e voltou com medo para atravessar a rua, discorreu sobre as vezes em que não avançamos por receio de sairmos da zona de conforto, mas lembrou Paulo Vieira que afirma que a vida começa justamente quando acaba a zona de conforto. Destacou os alunos como as pessoas mais bonitas, alegres e interessantes que já pode conhecer, ficando agora a equipe do IFRO que sempre esteve comprometida com o aprendizado deles, torcendo por todos eles, “para que enfrentem o medo, atravessem a rua e, se voltarem, que tragam boas notícias, desejando boa estada e boa caminhada a todos”.

O Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio, agradeceu a todos os que se envolveram para organizar a transmissão da formatura e se solidarizou com as pessoas que estão enfrentando a perda de amigos e parentes nesses momentos da pandemia. Agradeceu às áreas, representadas pelas Professoras Xênia Barbosa/Departamento de Pesquisa (Depesp) e Monnike Rodrigues do Vale/Departamento de Extensão (Depex), pelas realizações alcançadas nesse ano da pandemia, os editais dos projetos aprovados e os produtos realizados para colaborar com essa etapa em que, segundo ele, os professores tiveram que se reinventar para acompanhar essas atividades que o IFRO Calama conseguiu realizar.

Leonardo também agradeceu a todos, lembrando cada área da instituição – professores, coordenadores, servidores de todas as áreas, bem como os servidores terceirizados – reforçando que sem o empenho de cada um seria impossível enfrentar tais desafios. Enalteceu o empenho e o dever o servidor público que se dedica sobremaneira aos desafios do serviço público. Aos formandos disse que “não há desafios insuperáveis para os nossos alunos”. “Os nossos alunos podem escolher várias oportunidades. Façam o que amam, pois assim serão ótimos profissionais”, disse, fazendo, mais uma vez, a afirmativa de “que o País é muito grande e que poderá voltar a crescer com profissionais como esses, com boa formação”. Despediu-se com o filósofo Diógenes, para quem “a moral do homem não está nas suas posses e sim no seu caráter”.

Após a entrega simbólica dos certificados a todos os formandos, o Reitor Substituto Carlos Henrique dos Santos encerrou a cerimônia de certificação, cumprimentou a direção-geral, os professores, coordenadores, paraninfos e patronos da formatura, os servidores da instituição, mais pais, familiares, amigos e convidados de todos os formandos, bem como aos formandos, afirmando “que são a peça fundamental essa cerimônia” que, segundo ele, é somente o final de uma pequena etapa. Muitos irão seguir a caminhada acadêmica e outros partirão para o mercado de trabalho.

Conforme Carlos Henrique, o IFRO “celebra um marco importantíssimo com o sentido do dever cumprido”, quando coloca à disposição de Rondônia e do Brasil 115 técnicos capacitados. “Com a responsabilidade de contribuir com o desenvolvimento do Estado de Rondônia, que é promissor, está em desenvolvimento e que precisa muito da ajuda de todos nós para alavancarmos o seu desenvolvimento”. Ele disse que não tem dúvida de que num futuro bem próximo estaremos entre as principais potências do Brasil. Agradeceu aos pais dos formandos pela confiança depositada na instituição e refletiu sobre a decisão de se continuar as atividades de forma remota, o que possibilitou concluir mais essa etapa.

  • Ellen_Natasha_Gomes_de_Sousa_-_Técnica_em_Quimica
  • Leocadio
  • Pietra_Giovana_Lacerda_Martins_-_juramento_Informática
  • Reitor_Substituto_Carlos_Henrique_dos_Santos
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.