Projeto de Extensão do IFRO Campus Calama vai acompanhar trajetória de alunos egressos

Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 17h29 | Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2020, 17h38 | Acessos: 71645

IFRO Campus Porto Velho Calama

Um projeto de Extensão do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), vai acompanhar os alunos egressos da instituição com a finalidade de conhecer suas experiências após terem obtido a formação, trazendo-os para participar de atividades que serão oferecidas de maneira virtual, proporcionando troca e multiplicação de experiências com os atuais alunos.

De acordo com a coordenadora do projeto, Professora Claudijane do Carmo Arruda, [...] “busca-se criar um canal de comunicação entre os egressos do IFRO Porto Velho Calama, para sabermos como está a estrutura e o currículo dos cursos do Instituto no mercado de trabalho. Poderemos saber se os alunos que se formaram precisam de um curso FIC (Formação Inicial e Continuada) para melhorar sua atuação profissional, além de termos nossos egressos fazendo parte das atividades de extensão do campus. O aluno que se forma pode continuar fazendo parte do IFRO”, pontua.

Claudijane explica ainda que o projeto propõe buscar informações e fazer o acompanhamento dos alunos que se formaram no Campus Porto Velho Calama, a partir dos anos de 2018 e 2019, em todos os cursos, sendo técnicos, integrados, subsequentes e superiores. Será feita uma pesquisa, a partir do preenchimento de um formulário que vai levantar como está a vida do aluno egresso nos aspectos social e profissional. Também serão realizadas rodas de conversa informais sobre dúvidas que permeiam o mercado de trabalho, a atuação profissional e, caso haja necessidade, serão indicados cursos de aperfeiçoamento.

Além disso, a coordenadora complementa que os ex-alunos compartilharão informações sobre a vivência que tiveram na instituição, a participação em eventos, grupos, atividades recreativas, esportivas, culturais, entre outras, com a finalidade de estimular a participação dos atuais alunos. A Coordenação de Comunicação vai realizar entrevistas e serão gravados vídeos em que os alunos poderão contar suas experiências para estimular, principalmente, estudantes que irão concluir cursos neste período da pandemia. [...] “Sendo assim, conversar com um veterano do IFRO ou perceber num profissional que está atuando no mercado de trabalho que o seu sonho pode ser alcançado, por que já foi realizado por outrem, que estava numa situação parecida com a sua no ensino médio, pode estimular os nossos alunos a estudar com mais determinação e a lutar por um futuro melhor”, afirma a professora.

Serão feitos encontros virtuais de egressos que se disponibilizarem com alunos para um bate-papo descontraído com troca de informações sobre como é a vida profissional após a formação no IFRO. Eles compartilharão experiências sobre sua vivência e o que os fez escolher esta instituição, além de falar sobre como é atuar na área técnica ou como organizaram suas rotinas de estudos e conseguiram ingressar em uma universidade e no mercado de trabalho. Para a Chefe do Departamento de Extensão do Campus Calama, Monnike do Vale, o [...] “Projeto de Extensão para Acompanhamento de Egressos objetiva manter um vínculo contínuo com nossos ex-alunos; saber de seus sucessos; dificuldades e desafios relacionados ao mercado de trabalho que ora enfrentam. Através do projeto, será possível realizar estudos para detecção de novas demandas profissionais na região em que está instalada a instituição, assim como promover a integração dos ex-alunos, proporcionando a participação em eventos, projetos e cursos promovidos pelo IFRO como o Dia do Químico, o Orgulho Nerd, o Dia do Técnico em Edificações, entre os que existem no Instituto a fim de criar e possuir um vínculo contínuo, com valorização profissional e social dos egressos”.

De acordo com o Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, o “Projeto de Extensão que vai acompanhar os egressos atende também a deliberação da última resolução do Conselho Superior do IFRO (Resolução nº 45/REIT), de 11 de setembro, que prevê a participação de egressos como colaboradores nos projetos de extensão. O Campus Porto Velho Calama tem como maior anseio buscar respostas de seu impacto na vida de seus egressos, fazendo-se necessário um projeto que acompanhe a vida dos alunos após sua formação para uma melhor avaliação de seus cursos, almejando sempre melhorias para os futuros alunos que queiram fazer parte do corpo discente do IFRO”, reflete.