Prorrogado prazo do edital de apoio a projetos de pesquisa e extensão para prevenção e enfrentamento da COVID-19

Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 12h53 | Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 18h58

Foi prorrogado o prazo da chamada interna para seleção de projetos de pesquisa e/ou extensão que objetivem o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A data das submissões agora encerra no próximo dia 12 de abril.

A ação é coordenada pelas Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesp).  O valor total também foi alterado para R$ 310 mil, contemplando os custeios das taxas de bancada (R$250 mil) e bolsas estudantis (R$60 mil).

Com a alteração do aporte financeiro, serão contemplados até 25 projetos, com recursos para taxa de bancada no valor de até R$ 10 mil cada, e pagamento de bolsas mensais no valor de R$ 200 para estudantes dos cursos técnicos de nível médio e de R$ 400 para os estudantes de graduação ou pós-graduação, durante o período de quatro meses, para cada projeto.

Houve alteração ainda no número de estudantes por servidor envolvido, ficando estipulada a participação de pelo menos um aluno em cada projeto. Será permitida a participação de estudantes menores de 18 anos, porém é vedado que trabalhe em ambientes que coloquem em risco a sua integridade física, conforme previsto na Nota Técnica Conjunta 05/2020 do Ministério Público do Trabalho e da Procuradoria Geral do Trabalho.

Propostas

Os projetos a serem apoiados deverão propor soluções para a prevenção e/ou  enfrentamento da COVID-19. Desta maneira, o IFRO busca apoiar, mediante auxílio financeiro, ações de servidores e alunos da instituição. Além de estimular e contribuir com a pesquisa aplicada e a extensão tecnológica, em diálogo com a sociedade, levando em consideração a diversidade local e regional. O edital ainda objetiva contribuir para a qualificação das ações de extensão realizadas no IFRO voltadas ao enfrentamento das desigualdades sociais, colaborando para a educação de qualidade social, bem como fornecer à sociedade soluções técnicas e tecnológicas de baixo custo.

Poderão ser proponentes, com a função de coordenadores no respectivo projeto, os docentes e técnicos administrativos (servidores do quadro permanente do IFRO ou docentes temporários e substitutos, dos campi e reitoria). Serão aceitos projetos de extensão cujas atividades sejam desenvolvidas por servidores e estudantes do IFRO, com o envolvimento de pessoas da comunidade externa, que poderá compor a equipe de execução na condição de voluntariado.

Ao submeter propostas, os servidores devem propor questões como:

• Inovações para a organização dos serviços de saúde: desenvolvimento de tecnologias para a melhoria dos serviços de informação, acesso, acolhimento, assistência e gestão para o SUS;
  • Inovação em equipamentos e dispositivos para tratamento e diagnóstico: desenvolvimento de dispositivos e equipamentos voltados para a saúde que se destinem a prevenção, diagnóstico (kit swab-coleta, kit de influenza, kit de H1N1, kit coronavírus), tratamento e recuperação;
  • Produção de fármacos, antissépticos, desinfetantes e/ou esterilizantes: desenvolvimento de fármacos, obtidos por processos de síntese química, biológicos e extrativos; e/ou o desenvolvimento de agentes químicos que proporcionem antissepsia, desinfecção e preservação no combate e controle da contaminação pelo coronavírus, visando atender às demandas do SUS e/ou comunidade;
  • Produção de equipamentos/materiais de proteção e prevenção, que visem atender as demandas do SUS e/ou comunidade, como EPIs, luvas, máscaras, aventais, toucas, entre outros;
  • Enfrentamento das consequências e impactos sociais e econômicos decorrentes da pandemia, por exemplo dificuldade de acesso a alimentos, isolamento social, problemas emocionais, logística, educação online, comunicação, entre outros;
  • Soluções de empreendedorismo e inovação tecnológica para o enfrentamento da pandemia.

A submissão dos projetos deverá ser feita pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., identificando no título do e-mail: EDITAL COVID-19 + nome do proponente.

Confira o edital completo e a retificação AQUI.

Assunto(s): covid19