Dois cursos a serem ofertados em rede estão em fase de preparação

Publicado: Quarta, 04 de Julho de 2018, 12h26 | Última atualização em Quarta, 04 de Julho de 2018, 12h26

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), juntamente com os Institutos Federais Sul-rio-grandense (IFSul), do Rio Grande do Norte (IFRN), do Maranhão (IFMA), do Mato Grosso (IFMT) e do Ceará (IFCE), ofertará dois cursos em rede na modalidade educação a distância (EaD). O curso superior em Pedagogia e uma pós-graduação lato sensu em Formação Pedagógica possuem previsão de serem ofertados a partir do segundo semestre de 2019.

A parceria nacional foi firmada em janeiro deste ano, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, por meio da adesão do IFRO ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes). Vinculada à Diretoria de Educação a Distância (DEaD/IFRO), a oferta neste primeiro momento será por meio do Campus Porto Velho Zona Norte. Posteriormente, a oferta poderá ser estendida aos demais campi e polos do IFRO, quando passarem a ser polos associados da UAB, em processo que já está em andamento na CAPES. Outra proposta em estudo é a oferta com esforço próprio. Os polos de atendimento da UAB estão presentes nos municípios de Rolim de Moura, Porto Velho, Nova Mamoré, Ji-Paraná, Chupinguaia, Buritis e Ariquemes.

“A proposta foi concebida e elaborada por representantes dos Institutos Federais envolvidos com a ideia de unir as expertises em educação a distância e das equipes multidisciplinares para oferecer cursos em perfil de rede. O projeto ganhou reconhecimento junto a CAPES e será financiado via Edital 05/CAPES”, explica o Diretor da DEaD, Adonias Soares da Silva Júnior.

Formações

Uma das primeiras ofertas será o curso de Pedagogia, que foi pensado em razão de contemplar um dos objetivos dos Institutos Federais que é a oferta de licenciaturas. Já o curso de pós-graduação em Formação Pedagógica surgiu com o intuito de atender ao Termo de Ajustamento e Conduta dos IFs quanto à necessidade de oferecer formação pedagógica aos professores bacharéis, bem como para auxiliar na conquista da meta de possuir 20% de licenciaturas nos campi.

“Com estes cursos a expectativa é que o IFRO passe a ser referência na região Norte e na Rede Federal como IF de concepção e inovação em EaD e formação de professores, buscando assim o reconhecimento do Instituto Federal de Rondônia como IF proponente de formação de professores e oferta de EaD no cenário nacional”, afirma Anabela Barbosa, coordenadora do projeto em Rondônia, conforme Grupo de Trabalho estabelecida na Portaria 969, do IFRO, que planeja a oferta dos cursos no Estado.

A graduação em Pedagogia será para a livre demanda, bastando ter concluído o Ensino Médio. Para o curso de pós-graduação terão preferência os professores bacharéis não licenciados do próprio IFRO. Ambos serão realizados na modalidade EaD semipresencial em ambiente virtual, com aulas gravadas e utilização de materiais midiáticos.