MEPE: Aula inaugural marca continuação de parceria com IFRO

Publicado: Quarta, 11 de Abril de 2018, 17h51 | Última atualização em Sexta, 13 de Abril de 2018, 18h59

Aula Inaugural 1

O Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional (PPGEE/MEPE) realizou aula inaugural no dia 5 de abril, no auditório do curso de Psicologia, localizado no Campus José Ribeiro Filho da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) tem um número significativo de professores e servidores que participam ou já se tornaram mestres pelo MEPE. Com os selecionados para esta terceira turma, são 74 aprovados do IFRO desde 2014. O Termo de Cooperação Técnico-Cientifica foi assinado entre o IFRO e a UNIR em novembro de 2013, para a seleção e início da primeira turma.

A aula inaugural teve como tema Eleições 2018 à vista: “Mais mulheres na política, mais políticas para as mulheres”, contando com a presença dos órgãos educacionais envolvidos no programa educacional. Segundo o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, a parceria qualifica os servidores, uma vez que em razão da legislação, o Instituto Federal não pode exigir além da graduação do docente que ingressa na instituição para atuar no ensino básico e técnico nível médio até o nível superior. “Com isso existe a necessidade de investimento em capacitação e qualificação de servidores, para que consigamos ter tanto técnicos quanto docentes com doutorado, porque o IFRO tem como objetivo a oferta, também, de educação de pós-graduação stricto sensu. Então, a parceria com a UNIR é extremamente importante”, disse o Reitor.

Ainda segundo Uberlando Tiburtino, as ações políticas de capacitação do Instituto Federal de Rondônia contam, atualmente, com parcerias direcionadas para os servidores para doutorado com o Instituto de Pesquisas em Energéticas Nucleares/Universidade de São Paulo (IPEN/USP), com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e outras duas parcerias com o Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal.

Por meio dos esforços em relação à pós-graduação, o IFRO vem gradativamente elevando o percentual de mestres e doutores. “Através desta e de outras parcerias estamos conseguindo elevar o número de mestres e doutores na instituição, em torno de 250% o número de doutores nos últimos anos, mais 150% o número de mestres, então essa ação é muito importante. Especificamente em relação ao MEPE, estamos tendo um retorno muito positivo tanto dos alunos que cursam esse mestrado, quanto dos coordenadores do curso”, declarou a representante da Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPESP/IFRO) no evento, Giselle Cavalcante.

A servidora Alice Cristina Souza considera muito importante essas capacitações para os professores e técnicos do IFRO, “isso melhora a nossa pratica pedagógica, faz com que possamos exercer a nossa profissão de modo mais significativo para a sociedade, nos ajuda a sermos profissionais melhores, então estes mestrados e doutorados que o instituto tem oferecido, contribuem muito para que possamos construir no estado de Rondônia uma educação cada vez melhor”.

Para o Diretor do Núcleo de Ciências Humanas da UNIR, Júlio Cesar Barreto Rocha, o ponto central está na manutenção dos estudos superiores em educação pós-graduação stricto sensu, “nós temos certeza que ele só se conserva vivo se conseguimos manter as parcerias que estabelecemos, que inicialmente foi com a SEDUC (Secretaria de Estado da Educação), depois com o IFRO. E se conseguirmos a manutenção dessa parceria, vai fazer com que tenhamos todos os anos 25 mestres, porque a educação não para”.

A aula inaugural “Mais mulheres na política, mais políticas para as mulheres” foi ministrada pelas professoras Josélia Gomes Neves, Maria Ivonete Barbosa Tamboril, Valdenilda Massaká Karitiana e Nádia Cristina Toledo.

• Aula_Inaugural_1
  • Aula_Inaugural_10