Planta piloto de geração de energia solar é instalada no Calama

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2017, 13h01 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h38

Projeto piloto de geração de energia solar no Calama 5

Foi instalada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, uma Planta Piloto de Geração de Energia Solar. Em parceria estabelecida com a Eletrobrás, o projeto faz parte da área de pesquisa e desenvolvimento (P&D CERON): Sistema de Conexão de Microgeradores com a Rede de Distribuição de Energia Elétrica para Viabilização de Centrais Virtuais de Energia.

A instalação conta com 56 placas de 270W cada, o que totaliza 15kW de potência instalada, e ocupa uma área de 200m². O sistema opera de modo ongrid, ou seja, injeta energia na rede elétrica e assim beneficia o campus através da compensação de energia. A estimativa é que em um mês sejam gerados 1,8 MWh.

No projeto da Eletrobras está contemplado também o estado do Paraná, além das placas fotovoltaicas que foram instaladas no Campus do IFRO em Porto Velho (RO). No Instituto, as instalações foram concluídas no dia 17 de julho e a inauguração ocorrerá após o dia 20 de agosto. A vida útil do sistema é superior a 20 anos.

O objetivo é desenvolver um sistema de conexão de microgeradores com a Rede de Distribuição (RD) de energia elétrica, com funções que atendam às exigências das concessionárias e da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Assim, será possível utilizar a Geração Distribuída (GD) em um modelo de Geração Virtual de Energia (VPP), além de seu monitoramento e gerenciamento remoto. “A vocação tecnológica do IFRO Campus Porto Velho Calama somada à qualidade de seus cursos e expertise dos seus servidores, são seguramente fatores que viabilizaram a parceria de natureza pública com a Fundação Itaipu e Eletrobras, que está alinhada aos propósitos de pesquisa e também a responsabilidade socioambiental, dado que a energia solar é de fonte renovável e não poluidora”, acentua o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Marcos Aparecido Atiles Mateus.

No projeto, são entidades executoras a Fundação Parque Tecnológico ITAIPU-FPTI e o consórcio Policonsult. Os professores Franks Martins, Lígia Vieira e Julio Cesar Casini explicam que além de permitir estudos e pesquisas nas áreas de conhecimentos citadas, o grande diferencial está no desenvolvimento de um Software de Monitoramento e Intervenção na Planta de Geração de forma remota em tempo real de qualquer ponto do país, até mesmo via celular ou aplicativos web e mobile. Portanto, o projeto visa o desenvolvimento de um protótipo funcional e cabeça de série de um sistema composto por hardware e software que fará a conexão de sistema de Geração Distribuída (GD) a Rede de Distribuição (RD) dentro das exigências da distribuidora e da nova Resolução Normativa, a 482 da ANEEL.

Junto ao estímulo a fontes de energia renováveis, o sistema poderá ser explorado por alunos e professores interessados em pesquisar o assunto. Foram instaladas placas e dois inversores responsáveis por converter tensão contínua em alternada para ligação à rede elétrica da Ceron, além da implantação de um sistema de monitoramento remoto, acessado pela Internet, de onde é possível acompanhar parâmetros e realizar intervenções na planta. “Achei muito interessante, pude aprofundar mais na área de energia fotovoltaica eacompanhei a montagem de uma usina em menor escala. Foi mais uma experiência única e que vou guardar para a vida toda”, diz o aluno do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica, Matheus Putrick.

A estudante do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica, Emmellyne Vitória, explica no início do curso já havia professor que falava o quanto seria interessante a utilização da energia fotovoltaica, “três anos depois o nosso Instituto foi contemplado com uma pequena usina de energia fotovoltaica, eu já havia me esquecido de como queria saber como é a instalação de uma placa solar. Foi quando minha professora Lígia perguntou se eu tinha interesse de acompanhar o processo de instalação das placas, e é claro que eu disse sim”.

“Esta parceria com Eletrobrás está sendo muito importante para avançar os estudos na área de Geração Distribuída, pois servirá como laboratório e permitirá que alunos e professores dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Técnico em Eletrotécnica possam iniciar ou ampliar seus conhecimentos nas áreas de geração, distribuição e controle, além de possibilitar que sejam desenvolvidas pesquisas nestas áreas. Vale ressaltar que o Campus Porto Velho Calama é a primeira Instituição de Ensino em Rondônia a possuir uma Planta de Geração Distribuída com sistema de controle via software que permite o monitoramento e gerenciamento remoto da unidade de geração”, explicam Franks Martins e Júlio Casini, que foram os responsáveis por acompanhar a implantação no campus.

Os docentes ressaltam  ainda que já há países que possuem regulamentações adequadas para compra de energia elétrica produzida por fontes alternativas. Um exemplo é Portugal, onde qualquer consumidor pode fornecer energia elétrica para a concessionária, bastando para isso cumprir alguns requisitos técnicos de conexão e cujo valor a receber é fixado pelo órgão regulador nacional. Outro exemplo está em Austin, no Texas (EUA), em que a própria concessionária instala as unidades de geração solar, com conexão direta com a rede através de inversores.

• Projeto_piloto_de_geração_de_energia_solar__no_Calama_1
  • Projeto_piloto_de_geração_de_energia_solar__no_Calama_2