Bloco de laboratórios é inaugurado pelo IFRO em Colorado

Publicado: Sexta, 21 de Julho de 2017, 17h26 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h01

Inauguração Bloco de laboratórios Campus Colorado 8

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou nesta quarta-feira, 19 de julho, a cerimônia de descerramento da placa inaugural do Bloco de Laboratórios do Campus Colorado do Oeste.

Após a cerimônia, os presentes conheceram e elogiaram as novas instalações em uma visita guiada pelos técnicos e professores responsáveis pelos laboratórios. O evento foi prestigiado por autoridades representantes das prefeituras, escolas e entidades das cidades da região, além dos servidores do Campus, da Reitoria e a comunidade acadêmica.

O Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, pontuou em seu pronunciamento os benefícios que serão gerados com os novos laboratórios. “Em muitas outras universidades não há estruturas como as encontradas nestes laboratórios inaugurados. É por isso e pela qualidade de nosso ensino que obtivemos conceito quatro na última avaliação do MEC, em uma escala que vai até cinco. Então, esta estrutura é para aprimorar ainda mais o nosso ensino, pesquisa e extensão, podendo também ser aproveitada em projetos realizados em parceria com outras instituições. Inclusive, alguns laboratórios já estão em uso, o que é ótimo, pois com um experimento relativamente simples, pode ser possível, por exemplo, desenvolver uma técnica ou produto capaz de multiplicar o rendimento dos produtores rurais da região”, avaliou.

Uberlando também destacou e agradeceu em seu discurso a dedicação da Direção de Planejamento e Administração (DPLAD), representada por Eduardo Aquino, em garantir a concretização da obra e de vários projetos realizados no campus, também agradecendo o empenho da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), representada por Dauster Pereira, e dos vários setores que, direta ou indiretamente, trabalharam para o sucesso da empreitada.

A Diretora-Geral do Campus, Larissa Ferraz Bedôr Jardim, afirmou que é grande a satisfação da unidade em inaugurar o novo bloco de laboratórios, também agradecendo a todos os envolvidos na conquista. “Ficamos felizes em entregar estes laboratórios para nossa comunidade acadêmica, hoje formada por mais de 1.400 alunos, para uso em atividades de ensino e pesquisa, além da extensão. Esta instalação poderá ser usufruída por toda a região, especialmente por meio de parcerias. Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo toda esta estrutura”, enfatizou.

Estrutura

O bloco foi pensado para atender as atividades de ensino e pesquisa dos diversos cursos do Campus, a exemplo dos cursos de Engenharia Agronômica e Ciências Biológicas. O espaço abrigará laboratórios das áreas de Bromatologia e Nutrição Animal; Sementes; Entomologia; Anatomia Animal; Microbiologia; Fisiologia Vegetal; Fitopatologia e Biotecnologia.

Outro destaque é que o bloco de laboratórios do Campus Colorado do Oeste possui sistema de reaproveitamento da água da chuva, armazenada em um reservatório para ser usada para limpeza do prédio e atividades que não exijam água potável. No projeto também foram pensadas questões de acessibilidade.

• Inauguração_-_Bloco_de_laboratórios_-_Campus_Colorado__1
  • Inauguração_-_Bloco_de_laboratórios_-_Campus_Colorado__10