Campus Calama promove encontro pedagógico

Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2017, 19h06 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h37

Campus Calama Encontro Pedagógico 10

Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participaram na terça-feira (18), de encontro pedagógico. O evento, que contou com palestras e minicursos, teve o objetivo de promover a reflexão sobre as demandas oriundas da atividade pedagógica que serão desenvolvidas no primeiro semestre de 2017.

De acordo com a Diretoria de Ensino do campus, a atividade propiciou tempo e espaço para a reflexão da prática educativa, além de sensibilizar os educadores quanto à valorização e atuação a partir de atitudes de cooperação, participação, e comprometimento. "Tal como ocorreu no primeiro Encontro Pedagógico no primeiro semestre de 2017, persiste a ênfase em oportunizar um espaço de reflexão sobre os conhecimentos pedagógicos, diretamente relacionados com o dia a dia da atividade em sala de aula, de modo a estimular os docentes para continuarem realizando a sua prática em consonância com os objetivos e metas institucionais e com o compromisso com um ensino de qualidade", reforçou o Diretor de Ensino, Mauro Guilherme Ferreira Bezerra.

Durante o encontro, os docentes assistiram a palestra intitulada “O Perfil do Educador: Demandas do Hoje”, ministrada pela Profª Ms. Hélia Cardoso Gomes da Rocha, que teve como foco a identificação do papel ético vivenciado na relação educador e educador e educador e aluno, dentre outros tópicos. No evento também foram oferecidos os seguintes minicursos: O Moodle como recurso pedagógico (ministrado pelos professores Marcel Rios/Fernando Dall’Igna); Tecnologias Educacionais (ministrado pelo servidor Sérgio Rodrigues Alves); Avaliação de Aprendizagem: Desenvolvimento de competências pessoais e profissionais (ministrado pelo professor Antonio dos Santos Junior) e Os Desafios da Inclusão e as Práticas Educacionais (apresentado pela Tradutora e Intérprete de Libras, Nathali Fernanda Machado Silva).

Segundo o professor Antônio dos Santos Júnior, que ministrou o minicurso “Avaliação de Aprendizagem: Desenvolvimento de competências pessoais e profissionais”, a oficina foi desenvolvida para multiplicar a experiência ‘Professores para o Futuro”,  projeto coordenado pela Setec/Nepi para a introdução de metodologias de aprendizagem ativa na Rede Federal.  “[No minicurso] foi discutido como conduzir a integração disciplinar e a avaliação formativa”, complementou.

No minicurso “Tecnologias Educacionais”, ministrado pelo servidor Sérgio Alves, o assunto abordado envolveu as novas tecnologias na educação. Na oficina os docentes foram convidados a refletir sobre dicotomias como: Nativos X Imigrantes Digitais; Cultura X Cibercultura, Mídias na Educação, entre outras. Em seguida, foram apresentados ao Software EDILIM – Editor de Livros Interativos Multimídia, no qual produziram atividades digitais com caráter lúdico e instrutivo. “Por oportuno, convidamos os servidores, em especial os docentes, para que visitem e explorem os recursos de Tecnologias Educacionais disponíveis no Estúdio Audiovisual do Campus Porto Velho Calama”, acrescentou Sérgio.

Para a professora de Geografia, Josélia Fontenele Batista, a oficina “O Moodle como recurso pedagógico”, veio reforçar os conhecimentos já adquiridos na área e que precisam ser aprofundados para o desenvolvimento de atividades à distância previstas nos projetos pedagógicos dos cursos. “É uma oportunidade a mais de continuarmos aprendendo e colocando em prática com os alunos, agora que temos uma visão melhor do sistema [Moodle]”, disse.

O Professor Saulo Gomes de Sousa, que leciona Espanhol no Campus, também participou do minicurso “O Moodle como recurso pedagógico” e reforçou que a ferramenta possui muitas possiblidades que podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem. “E, a oficina é importante, pois apresenta os caminhos no desenvolvimento desta ferramenta útil e atual", concluiu.

• Campus_Calama_-_Encontro_Pedagógico__1
  • Campus_Calama_-_Encontro_Pedagógico__10