Colorado do Oeste realiza aula inaugural de Zootecnia

Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2017, 18h51 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 15h59

Campus Colorado do Oeste 14

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizou no dia 24 de abril de 2017 a aula inaugural da primeira turma do curso superior de Zootecnia. Professores e técnicos recepcionaram os novos acadêmicos com atividades em sala e realização de vivências nos setores de produção animal do campus.

Durante a aula inaugural, ministrada pelo professor Fagton de Mattos Negrão, foi apresentada a história do curso no Brasil, as definições sobre o que é Zootecnia, além de abordar a formação e atuação do profissional. A turma prestigiou depoimentos dos professores formados na área, Abílio Ciríaco, Antino Pereira, Luciano Souza, Larissa Jardim, Flávio Caldeira, Fagton Negrão, e Rafael Reis, que relataram suas experiências profissionais e exaltaram as crescentes perspectivas de mercado de trabalho para os zootecnistas.

A Diretora Geral do Campus, professora Larissa Ferraz Bedôr Jardim, ressaltou que a Zootecnia é uma área de futuro promissor. Ela motivou os acadêmicos, destacando o potencial do campus, citando histórias de egressos de outros cursos que hoje são grandes profissionais, inclusive trabalhando no próprio IFRO. “Queremos que acreditem no potencial de cada um, pois todos são capazes de transformar o mundo”, destacou.

O coordenador do curso, professor Flávio Henrique Bravim Caldeira, elencou as potencialidades do campus para a oferta do curso.  “Nossa base é muito forte, estamos instalados em uma estrutura que originalmente foi uma Escola Agrotécnica Federal, contando com uma área total de mais de 300 hectares e com uma rica diversidade de animais de produção, que vem sendo melhorados geneticamente há mais de 20 anos. Acreditamos na formação de um profissional competente e em um cidadão comprometido com o desenvolvimento e a sustentabilidade da sociedade e temos profissionais, professores e técnicos, gabaritados para isso. O curso inicia-se não para ser apenas mais um a ser ofertado para a sociedade, mas para ser conceituado nacionalmente e estar entre os melhores cursos de Zootecnia da região Norte”, afirmou.

O professor que ministrou a aula inaugural, Fagton Negrão, enfatizou a relevância da profissão em sua mensagem de boas vindas à turma. “A Zootecnia é tratada, merecidamente, como uma profissão promissora, consistente e de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável, econômico, social e cultural do Brasil. Parabéns aos novos acadêmicos, que terão um papel importante para a profissão e, consequentemente, para o setor agropecuário. Bem-vindo a essa nova fase da vida e lembrem-se: ‘O conhecimento é algo que ninguém tira de vocês!’”, exaltou o professor.

O chefe do Departamento de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão (DIEPE) e um dos idealizadores do curso, Abílio da Paixão Ciríaco, ressaltou a importância que o curso e os futuros profissionais terão para a região. “Por vezes, já ouvi comentários de que a produção animal em nossa região, principalmente a de bovinos, estaria sendo reduzida. Para essas afirmações, digo que o que está ocorrendo é uma transformação nos sistemas de produção, principalmente de bovinos, onde os tradicionais sistemas de produção a pasto estão sendo substituídos por confinamentos e semi-confinamentos, além do surgimento de empreendimentos na produção de não ruminantes. Esses sistemas são mais produtivos, visto que permitem, entre outras coisas, aumentar a taxa de desfrute, gerar mais empregos e necessitam de mais mão de obra especializada com conhecimento em nutrição e manejo animal, por exemplo; sendo essas, duas áreas que o profissional zootecnista atua com bastante propriedade. Isso, aliado a outros fatores, demonstra a enorme importância que um curso dessa envergadura tem para a região, para o estado de Rondônia e para o país”, explicou.

• Campus_Colorado_do_Oeste_1
  • Campus_Colorado_do_Oeste_10