IFRO discute parcerias com Universidad Autónoma Del Beni

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2017, 19h32 | Última atualização em Sexta, 24 de Março de 2017, 14h55

Reunião IFRO UAB 7

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), participaram na tarde de segunda-feira (20) de uma reunião com membros da Universidad Autónoma Del Beni (UAB). No encontro, realizado no município de Guayaramerín (Bolívia), foram debatidas parcerias entre as duas instituições nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

O IFRO e a UAB assinaram em agosto de 2016 o Termo de Cooperação Técnica que fomenta atividades entre as duas instituições e permite estabelecer a mobilidade de servidores e estudantes. “Havia necessidade de discutir propostas e ver as demandas, e o que já podemos desenvolver. Esperamos que sejam feitas ações iniciais, como a capacitação de pessoal e intercâmbio de alunos. A partir do momento que tivermos a primeira experiência, vamos nos conhecer melhor e ver em que áreas poderemos estreitar relações”, destacou o Reitor Uberlando Tiburtino Leite.

Segundo o Diretor da UAB, unidade Guayaramerín, Professor Luis Alberto Ruiz Duran, a partir do que foi discutido junto ao IFRO, “farei uma reunião com os docentes para analisar como faremos o intercâmbio de conhecimentos, pois um aprende com o outro, para assim solucionarmos os problemas dos habitantes fronteiriços”.

Alguns temas foram propostos pelas unidades Guayaramerín e Riberalta, como técnicas de manejo e armazenamento de frutas da Amazônia, sistemas agroflorestais, sistemas de manejo de peixes, entre outros. “Recebemos a demanda da UAB e apresentamos as atividades que desenvolvemos no IFRO. Fizemos como encaminhamento a construção conjunta de quatro planos de trabalho, um voltado para um curso de capacitação em piscicultura, outro de formação para mulheres em situação socioeconômica vulnerável. Fizemos ainda o encaminhamento de outros dois planos de trabalho para repasse de aulas práticas desenvolvidas na área de engenharia florestal e um segundo para trabalhar em um projeto de usos múltiplos de frutos nativos da floresta amazônica”, elencou o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima.

Uma das servidoras do IFRO que acompanhou a reunião foi a professora do Campus Ji-Paraná, Andreza Mendonça, que ressaltou as possibilidades de desenvolver ações tanto no ensino, como na pesquisa e na extensão. “Eu acredito que o Instituto pode colaborar muito com aulas práticas, com o desenvolvimento de pesquisas junto com os colegas da UAB a fim de melhorar as suas unidades produtivas, desenvolver campos experimentais, aumentar o conhecimento na área silvicultural e em especial na parte de sementes e viveiros florestais”, destacou.

Outra área de interesse que foi tratada na reunião foi a piscicultura. De acordo com o professor Aurélio Ferreira, do Campus Colorado do Oeste, que também participou do diálogo,  temas como a avaliação físico-química da água utilizada na criação de peixes, medição da vazão da água que vai entrar nos tanques, quantidade de sedimentos formados pelos peixes, quantidade de ração inserida no tanque, verificação do ganho de peso, podem ser repassados aos docentes e alunos da instituição boliviana. “Através de capacitações, transferência de tecnologias por meio de palestras, seminários, dias de campo, visitas dos experimentos que devem ser formados, artigos e outras formas de propagar os conhecimentos”, explicou.

O professor Rolando Villar Anes, da unidade Guayaramerín, ressaltou a importância do intercâmbio de conhecimentos entre as duas instituições. “Sabemos que a piscicultura está bem desenvolvida no Brasil, por isso precisamos aproveitar essa troca de experiências para melhorar a aprendizagem, produção e desenvolvimento na área. Piscicultura não é apenas o peixe, envolve a criação, a alimentação, o controle da água, aspectos esses que estão para ser trabalhados”, informou.

Para Marco Antonio Dorado Borches, encarregado da unidade produtiva de Riberalta, a cooperação técnica com o Instituto oferece uma nova perspectiva de trabalho. “Pois a partir deste convênio, temos uma parceria que possibilita a transferência de tecnologia, além de também termos conhecimentos para oferecer. Por isso abraçamos essa oportunidade na qual firmamos no ano passado com o IFRO”, ressaltou acrescentando que a partir de capacitações as informações podem ser repassadas para alunos, comunidades campesinas e indígenas.

A próxima etapa é a construção dos planos de trabalho pelos profissionais das duas instituições para em seguida iniciar a execução das atividades nos próximos meses. “Como perspectivas futuras devemos ter outros momentos de diálogo visando a construção de novos planos de trabalho referentes a áreas de conhecimentos em que o IFRO possui pesquisas, ações de extensão e também cursos”, finalizou o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima.

• Reunião_IFRO-_UAB_1
  • Reunião_IFRO-_UAB_2