Fóruns discutem planejamento estratégico nos campi do IFRO

Publicado: Quarta, 08 de Março de 2017, 12h44 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2017, 12h48

Fórum de Gestão Colorado do Oeste 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), iniciou na terça-feira (07) os Fóruns de Gestão que fazem parte do processo de Planejamento Estratégico Institucional. A abertura do evento ocorreu no Campus Colorado do Oeste e contou com a presença de servidores, alunos e a comunidade em geral.

Na cerimônia de abertura, Fernando Celestino Ferreira Quintans, consultor da Steinbeis Sibe do Brasil, empresa que está assessorando o processo de elaboração do novo PDI do IFRO, apresentou a dinâmica e os resultados esperados ao fim dos trabalhos. Após a abertura do evento, servidores, gestores, alunos e parceiros participaram de debates.

Entre os temas debatidos estavam: empreendedorismo e interação com o mercado; responsabilidade e inclusão social; internacionalização, inserção local e articulação com a sociedade; ciência, tecnologia e inovação e contribuição da política de educação a distância para o cumprimento da finalidade social do IFRO. “Tivemos um PDI elaborado, mas sabemos que ocorreram muitas mudanças e que esse documento não reflete mais a necessidade e a realidade dos campi, então é importante o envolvimento de alunos, servidores e também representantes da sociedade para evidenciarmos as novas demandas das unidades, apontando quais as ações que gostaríamos de desenvolver”, destacou reitor Uberlando Tiburtino Leite.

Os debates temáticos auxiliarão no levantamento de demandas para o planejamento e gestão estratégica do IFRO. “Foi importante ter iniciado por aqui, por sermos o campus mais antigo, estruturalmente que tem a maior demanda em todos os sentidos, temos um grande número de servidores e alunos, então temos muito a gerir. Temos servidores com mais de 20 anos de casa e alguns com uma semana e tudo isso proporciona olhares diferentes o que vai facilitar a construção deste planejamento estratégico”, ressaltou a diretora-geral do Campus Colorado do Oeste, Larissa Ferraz Bedor Jardim.

A participação de parceiros do IFRO na construção do planejamento estratégico é fundamental para identificar as demandas externas da instituição. “A instituição tem que olhar à sua volta, verificar as demandas da comunidade e com esse olhar redefinir estratégias e ações que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cidadão”, reforçou o prefeito de Colorado do Oeste, José Ribamar de Oliveira.

As demandas estudantis também foram abordadas durante o fórum, através da participação de alunos do campus. “Nesses debates podemos colocar os nossos pontos de vista, o que nós alunos precisamos, o que a instituição precisa aprimorar, o que falta nos cursos oferecidos e nas salas de debate a gente pôde expor essas questões para os gestores”, explicou a estudante Ana Carolina Mielke, que estuda o 1º ano do curso técnico em Agropecuária.

Cronograma

Na quarta-feira (08), o fórum acontece no Campus Cacoal. Já na quinta-feira (09) o Campus Ji-Paraná reunirá comunidades interna e externa para o levantamento de demandas. Fechando a primeira semana de atividades, na sexta-feira (10) o Campus Ariquemes realiza o Fórum de Gestão com servidores, alunos e parceiros do IFRO.

• Fórum_de_Gestão_-_Colorado_do_Oeste__1
  • Fórum_de_Gestão_-_Colorado_do_Oeste__10