Nota de Apoio aos Servidores Técnico-Administrativos e Docentes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

Publicado: Terça, 02 de Abril de 2024, 18h32 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 18h32

POST Nota apoio a TAEs e Docentes IFROO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio das gestões da Reitoria e dos campi, expressa seu apoio aos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) e aos docentes quanto ao indicativo de greve a se iniciar no dia 3 de abril, conforme deliberado pela plenária do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE).

Reconhecemos a contribuição essencial dos servidores TAEs e docentes para a manutenção e aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão em nossa instituição, garantindo a excelência do ensino público e gratuito oferecido à comunidade de Rondônia. As demandas apresentadas pelos servidores são legítimas aspirações por uma reestruturação justa das carreiras PCCTAE e EBTT, bem como por condições dignas de trabalho que valorizem o fazer educacional.

A administração do IFRO manifesta seu apoio irrestrito ao movimento paredista e compromete-se a agir de modo que não haja retaliações ou cortes de ponto dos servidores que aderirem à greve. Asseguramos, também, um diálogo aberto e construtivo para negociar as demandas apresentadas e levá-las aos debates nos contextos institucional e nacional.

Em tempo, garantimos à comunidade (alunos, pais, responsáveis) os direitos educacionais previstos na legislação pertinente, de maneira que não haja prejuízos à formação dos alunos, tão logo o movimento se conclua. Isso posto, reafirmamos nosso compromisso com a qualidade da educação pública, inclusiva e de excelência, que deve se refletir na valorização e no reconhecimento dos servidores, os quais são fundamentais para o êxito das atividades de ensino, pesquisa e extensão em nossas instituições.

Por fim, a gestão da Reitoria e a dos campi do IFRO ratificam sua solidariedade aos servidores grevistas e apelam para que todas as partes envolvidas continuem trabalhando juntas, buscando um acordo que atenda às legítimas reivindicações dos TAEs e docentes, reconhecendo sua importância para a instituição e para toda a sociedade, visando à superação deste momento de greve o mais brevemente possível.