Jogo didático digital para o ensino de Biologia Celular é produzido no Mestrado ProfEPT do IFRO

Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2024, 15h29 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2024, 15h29

ProfEPT JogoO jogo educativo interativo “Célula Connect Jogo de Memória” foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ponto focal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. A mestranda Dejane Chauvi, o seu orientador Diego Soares Carvalho e os professores Jefferson Nogueira de Oliveira (IFPR), Paulla Vieira Rodrigues (IFRO) e Fabrícia da Silva Machado (IFMA) desenvolveram um jogo didático digital para o ensino de Biologia Celular.

O público-alvo do produto educacional são alunos do ensino médio. Além do produto educacional disponibilizado, os autores produziram um artigo ao qual foi submetido a Revista de Ensino de Bioquímica. O jogo e as informações sobre ele podem ser acessados neste link: https://profjefferson.itch.io/clula-connect-jogo-de-memria

Segundo o Professor Diego, é importante que mais pessoas tenham acesso ao produto educacional desenvolvido dentro do programa de mestrado ofertado pelo IFRO. É uma forma de reconhecimento do esforço da acadêmica, oferecendo publicidade ao jogo, que pode ser acessado de forma gratuita pela comunidade interna e externa.

A Biologia celular é um componente da disciplina de Biologia, fundamental para a compreensão da organização e diversidade da vida no planeta. Apesar da importância de entender a estrutura e a função das células, ainda existe uma lacuna considerável de compreensão pelos estudantes nesse conteúdo. Diante do desafio apresentado, o objetivo do trabalho foi desenvolver e aplicar o jogo digital “Célula Connect_Jogo de Memória” para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Biologia celular para estudantes do ensino médio. “Após a aplicação do jogo, constatamos que a maioria dos estudantes apresentou dificuldade em estudar esse conteúdo e o jogo apresentou potencial de estimular a aprendizagem dos estudantes de forma lúdica e interativa. Concluímos que o jogo desenvolvido é uma ferramenta didática com potencial de favorecer a aprendizagem do conteúdo de Biologia celular, apresentando excelente aceitação pelos discentes”, explicam os autores.