Novos cursos voltados para educadores estão disponíveis na plataforma MOOC do IFRO

Publicado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 11h40 | Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 08h44

img materia Cursos MOOCProfessores, pedagogos, tutores, estudantes de licenciaturas e demais interessados na temática da educação contam com novos cursos disponibilizados pela plataforma MOOC (Massive Open Online Course) do Instituto Federal de Rondônia. As recentes capacitações têm foco na educação digital. Os cursos têm carga horária que varia de 20 a 40 horas, são gratuitos, sem tutoria, e com emissão de certificados após a conclusão do curso.

Dentre os novos cursos se encontram o de Mediação Pedagógica On-line e Sistemas de Tutoria (40 horas), ANP no AVA: educação digital no ensino presencial (20 horas), Desbravando o Moodle (30 horas) e Moodle para Professores (30 horas). Fabio Batalha Monteiro de Barros, Coordenador do Projeto MOOC/DEaD no IFRO, explica que os interessados, ao entrarem na sala virtual dos cursos, podem verificar os programas e terem acesso às informações iniciais e então decidirem se inscrever ou não. “Os inscritos iniciam os estudos de forma imediata, o curso fica disponível 24 horas por dia, todos os dias, e o participante tem autonomia para gerenciar seu ritmo de estudos e tempo de dedicação ao curso”, detalha.

Sobre a estrutura do MOOC

De acordo com Batalha, os cursos da Plataforma MOOC do IFRO foram pensados para serem comunidades de aprendizagem, em que milhares de participantes interagem sobre os assuntos do curso. Mesmo após a conclusão e a emissão do certificado, os participantes podem permanecer no curso para enriquecer sua aprendizagem e a dos demais. “As salas virtuais são cuidadosamente planejadas por professores e equipe pedagógica especializada da Diretoria de Educação a Distância, de modo que os cursos possam ser realizados na modalidade autoinstrucional, sem o acompanhamento do professor, com início imediato, sem a necessidade de aguardar a organização de turmas. Os cursos utilizam metodologias colaborativas e estimulam a aprendizagem entre pares oferecendo uma formação de fácil acesso, dinâmica e de qualidade”, explica o docente.

Participantes

Silvana Tramonti participou do curso “Mediação Pedagógica On-line e Sistemas de Tutoria” na plataforma MOOC do IFRO. Para ela, o “curso é muito bom, nos traz conhecimento acerca do ensino a distância. Seu conteúdo é claro e objetivo, fala tanto do que cabe ao professor/tutor desenvolver e do que cabe ao aluno”. Outra aluna que acessou a plataforma foi Rosane de Lima. Ela cursou “Metodologias ativas de aprendizagem” e classificou o curso como edificante, dizendo que ele “irá agregar no meu trabalho. Precisamos de mais cursos assim”.

Claudio Oliveira se matriculou no curso “Desbravando o Moodle” e já planeja acessar outras capacitações disponíveis na plataforma. “Esse é o meu primeiro curso e já me matriculei em outros quatro. Que ótima oportunidade encontrei no IFRO. Obrigado a todos os envolvidos”, comentou.

Dentre os cursos ofertados, o de “Educação Inclusiva” é um dos mais procurados. Uma das pessoas que se interessou por essa formação foi Zoe Campos Ribeiro, ela comenta que o curso é atual, muito relevante e com didática incrível. “Gostaria de agradecer pela oportunidade de participar do curso. O tema é de muita relevância e os materiais foram inspiradores! Parabéns à equipe organizadora”, destacou.

Outro curso com grande procura é o de “Literatura, história e cultura afro-brasileira na sala de aula”. Hiago Henrique de Oliveira Souza foi um dos que acessou a capacitação. “Nunca tive a oportunidade de ter o contato com as literaturas africanas e afro-brasileiras durante o meu percurso escolar, a não ser dos autores negros brasileiros como Lima Barreto, Machado de Assis, Luís Gama, etc. O curso está sendo, nesse sentido, bastante proveitoso para a minha formação. Obrigado”, agradeceu.infografico 23800 certificados cursos Mooc

Servidores do IFRO

Além de se atualizarem com os mais de mais de 25 cursos disponíveis, os servidores do IFRO também podem criar novos cursos para serem oferecidos na Plataforma MOOC, com apoio da equipe de trabalho da DEaD e da Coordenação do projeto MOOC. “Atividades como essas projetam a imagem do IFRO como instituição geradora de conhecimento. A Plataforma conta ainda com um exemplo de sala virtual para o Moodle, editável e pré-configurada que pode ser baixada por professores e restaurada dentro de uma disciplina on-line para ser utilizada nas atividades não presenciais (ANP) ou como apoio ao ensino presencial, facilitando o trabalho do professor na criação de sua disciplina no AVA”, informa Batalha.

Números

Atualmente, a plataforma conta com mais de 25 cursos disponíveis, em várias áreas do conhecimento e, em pouco mais de um ano de funcionamento, a Plataforma ultrapassou mais de um milhão e seiscentos mil visitantes on-line e possui mais de 31 mil inscritos. Até hoje, já são mais de 23.800 certificados de conclusão de curso MOOC emitidos.