CONIF divulga 3 editais com oportunidades internacionais

Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 13h57 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 13h57

Edital n1 2024 materiaO Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) publicou três editais. Dois deles são referentes a bolsas de estudos na Universidad de Jaén, na Espanha. O Edital CONIF/AI 01 oferecerá duas vagas de mestrado para estudantes de cursos de ensino superior. O Edital CONIF/AI 02 disponibilizará uma vaga de graduação para estudante de ensino médio. Já o terceiro edital é referente à seleção de cinco instituições associadas ao Conselho para participar do Projeto Centros de Competências para a Inovação (I-hubs, em inglês), ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Espanha

Pelo terceiro ano consecutivo, a parceria entre o CONIF e o Escritório de Educação da Embaixada da Espanha oportunizará que estudantes das instituições associadas ao Conselho concorram a bolsas de estudos na Universidad de Jaén. As candidaturas são on-line. A Universidad de Jaén é uma instituição pública espanhola de ensino superior que fica na cidade de Jaén, na Andaluzia. Ela foi fundada em 1993 e possui atualmente cinco faculdades, uma escola universitária e três escolas técnicas superiores.

São dois editais. O EDITAL CONIF/AI 01 vai ofertar duas vagas de mestrado para estudantes de cursos de ensino superior (bacharelado, licenciatura e graduações tecnológicas). Os interessados devem se candidatar até o dia 1º de fevereiro de 2024. Já o EDITAL CONIF/AI 02 irá disponibilizar uma vaga de graduação para estudante de Ensino Médio, e os interessados têm até 15 de fevereiro de 2024 para participar da seleção.

Em ambos os casos, as bolsas incluem, por exemplo, ajuda de custo anual, seguro de saúde e cobertura de 100% dos gastos de matrícula dos créditos requeridos para as formações. Entre os pré-requisitos para as inscrições estão o candidato ser maior de idade e possuir nível B1 ou superior de proficiência em espanhol de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

Os selecionados para o intercâmbio serão conhecidos em fevereiro, de acordo com os cronogramas estabelecidos nos editais, e os resultados serão publicados no site do CONIF (www.conif.org.br/editais).

Unesco-Unevoc

O terceiro edital publicado pelo CONIF é o que irá selecionar 5 instituições associadas ao Conselho para participar do Projeto Centros de Competências para a Inovação (I-hubs, em inglês). A iniciativa faz parte de um projeto liderado pela Unesco-Unevoc com o intuito de desenvolver instituições de educação e formação técnica e profissional em todo o mundo, com foco no empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

O Centro Internacional Unesco-Unevoc de Educação e Treinamento Técnico e Profissional é um dos 7 institutos e centros da Unesco. Atualmente, o CONIF é um dos três centros ativos no Brasil e tem feito esforços para ocupar um espaço nesse importante fórum de discussão e promoção de educação profissional e tecnológica, principalmente no cluster América Latina, que reúne instituições da região. Essa parceria tem incentivado ações que promovam resultados relevantes para o aumento da qualidade da educação profissional em todo o mundo.

No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), com o apoio do CONIF. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) é responsável pelo financiamento da iniciativa. “O I-hubs dialoga com as ações do CONIF no que diz respeito à atuação em redes globais e à promoção da inovação na Rede Federal”, destaca a diretora de Internacionalização do Conselho, Ana Carolina Oliveira.

As instituições da Rede Federal que forem selecionadas, por meio do edital CONIF/AI 03, serão responsáveis pela multiplicação do conhecimento em seus respectivos ecossistemas e, na medida do possível, no âmbito da Rede Federal, a fim de garantir a sustentabilidade da ação. As formações terão como base o Marco de Inovação em Educação Profissional e Tecnológica da Unesco-Unevoc. Para o Reitor do IFF, Jefferson Manhães, o projeto é estratégico e coloca a Rede Federal como parceira estratégica em ações internacionais da Unesco-Unevoc.

“Com as capacitações, vamos adquirir competências em diagnóstico, em inovação. Vamos saber quais de nossas instituições são inovadoras em diferentes frentes, como extensão, gestão, ensino. Passaremos a ser um parceiro estratégico da Unesco para outras ações com países de língua portuguesa, uma vez que teremos desenvolvido as competências necessárias para replicar os ensinamentos e metodologias empregadas”, pontua Manhães.

Para se candidatar a uma das vagas, as instituições devem preencher uma série de requisitos, entre eles a indicação de um servidor para coordenar o projeto e um campus onde ele será desenvolvido. Segundo o edital, o coordenador/a deve ter experiência de dois anos no âmbito da extensão, pesquisa e inovação ou em programa de internacionalização no eixo de inovação ou ainda em polo de inovação. Além disso, o campus designado deverá possuir um número aproximado de mil estudantes.

As regras e orientações necessárias para participar do Projeto Centros de Competências para a Inovação estão descritas no Edital CONIF/AI 03. As instituições interessadas têm até 4 de fevereiro para se inscreverem. O resultado final será divulgado no dia 9 de fevereiro na página do CONIF (www.conif.org.br/editais).

O I-hubs é um projeto de 18 meses que abrange três fases principais, incluindo a primeira, focada no Planejamento e Preparação; a segunda, que consiste na implementação do Quadro de Inovação, e a fase final, que inclui revisão e refinamento do Quadro de Inovação.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CONIF

• Conif