Servidoras do IFRO receberam Voto de Louvor da Assembleia Legislativa por ações contra a violência doméstica

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 17h22 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 17h23

ale roDuas servidoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) receberam Voto de Louvor da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Receberam homenagens servidoras da Reitoria que atuam em redes de apoio social: Márcia Tesser, pelo Instituto Banzeiro da Amazônia, e Leiliane Borges Saraiva, pelo Coletivo Pró-Mulher. Elas foram homenageadas pelo trabalho em prol do combate à violência doméstica contra mulheres.

Internamente, conforme a Pró-Reitora de Extensão, Fernanda Oliveira Costa de Góes, foi iniciada “uma proposta da Política de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual, Moral e Discriminações no âmbito do IFRO. Esta iniciativa foi desenvolvida pela Corregedoria em parceria com a Procuradoria Federal, após uma análise criteriosa das bases legais e uma avaliação minuciosa das necessidades e prioridades da nossa organização. O objetivo principal é promover um ambiente de trabalho seguro e respeitoso”.

Entre as ações desenvolvidas visando ao fim da violência de gênero, Leiliane Saraiva, que integra a Corregedoria do IFRO, ministrou a palestra “Direitos humanos: leis e mecanismos de proteção às mulheres vítimas de violência”, numa parceria entre o Coletivo Pró-Mulher PVH e o IFRO Campus Porto Velho Calama. A ação fez parte dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher e foi realizada na tarde do dia 23 de novembro. A agenda integrada da campanha dos 21 dias de ativismo é constituída de atividades realizadas pelas instituições que integram a Rede Lilás, no propósito de articular ações, projetos e pautas em torno da temática da violência contra mulher baseada em gênero, numa mobilização que promova a conscientização da sociedade para a necessidade de defender e proteger os direitos das mulheres, combatendo todo tipo de violência, seja física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial.

“O evento aconteceu em parceria com o IFRO Campus Porto Velho Calama, que disponibilizou todo suporte logístico e institucional, uma vez que a proteção dos direitos das mulheres faz parte das políticas e valores potenciais da instituição”, explicou Leiliane. Durante a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e refletir sobre os tipos de violência e, principalmente, os mecanismos de proteção preconizados na Lei Maria da Penha, marco legal no combate à violência contra as mulheres e meninas do Brasil. As informações repassadas foram compreendidas considerando a interação dos alunos nas dinâmicas, bem como questionamentos e intervenções sobre o tema.

Homenagem estadual

A Sessão Solene na Assembleia Legislativa ocorreu no dia 27 de novembro para prestar homenagem à Rede Lilás, um grupo comprometido com o combate à violência doméstica contra mulheres. A iniciativa foi proposta pela Deputada Estadual Cláudia de Jesus (PT), que reconheceu o compromisso da Rede na proteção das mulheres. Durante a sessão, foram enfatizados os desafios enfrentados na luta contra a violência de gênero, bem como a necessidade de apoio e políticas públicas eficazes para combater todos os tipos de violência contra o sexo feminino e inspirar mudanças no futuro.

“Rondônia é o estado com o maior índice de feminicídios do Brasil. A aliança entre as instituições que atuam na luta em prol da mulher rondoniense por meio da rede lilás é um divisor de águas na vida de muitas mulheres com direitos violados. Agradeço a homenagem prestada pela Deputada Claudia de Jesus como reconhecimento de mulheres que lutam por mulheres. A batalha continua”, afirma Márcia Tesser.

Criada em 2010, a Rede Lilás possui o objetivo de unir instituições, órgãos, agentes e pessoas que trabalham de forma integrada e cooperativa no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, visando a sua proteção e atendimento. Essa rede tem como missão estruturar e fortalecer ações que promovam a paz nos lares e os direitos das mulheres em Rondônia.

Entre os homenageados estavam: Associação Filhas do Boto Nunca Mais; Coletivo Pró-Mulher Porto Velho; Coletivo Multivozes; Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente (Conedca); Grupo Comunidade Cidadão Livre (Comcil); Grupo de Intervenção Banzeiro da Amazônia; Grupo Um Grito pela Vida; Levante Feminista contra o Feminicídio; Levante Popular de Juventude; Movimento dos Atingidos por Barragens; Projeto Quebrando o Silêncio; Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré; Sebrae Delas – Coordenadora Estadual de Empreendedorismo Feminino; Agência de Vigilância em Saúde; Centro de Referência Especializado da Assistência Social no Atendimento às Mulheres – CREAS Mulher Porto Velho; Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher; Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher; Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM; Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; Maternidade Municipal Mãe Esperança; Ministério Público do Estado de Rondônia – MPE; Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Mulher;  Assembleia Legislativa de Rondônia; Associação de Obstetrícia e Ginecologia de Rondônia; Casa Abrigo; Defensoria Pública Estadual – DPE; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater; Fórum Popular de Mulheres; Polícia Militar do Estado de Rondônia – Núcleo Maria da Penha; Secretaria de Defesa e Cidadania – Sesdec; Secretaria de Estado de Saúde – Sesau; e Secretaria Municipal de Assistência Social e Família – SEMASF.