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Parceria entre IFRO e TCE resulta em sistema para gestão de vagas em creches de RO

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 15h52 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 15h53

Fila de Espera em Creches IFRO e TCE

Um sistema para gestão de vagas nas creches destinado às secretarias de educação e unidade escolares dos municípios de Rondônia. Esse foi o produto tecnológico desenvolvido pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE), que foi entregue no dia 12 de dezembro de 2023.

Participaram da entrega, servidores e alunos do IFRO, além de servidores do TCE, dentre eles o Presidente Conselheiro, Paulo Curi Neto e Igor Tadeu Ribeiro de Carvalho, Secretário de Gestão Estratégica da Secretaria-Geral de Planejamento.

As funcionalidades do sistema criado vão do portal de agendamento do atendimento até a reserva de vaga em uma unidade escolar, e a ferramenta será ofertada pelo TCE às prefeituras, beneficiando milhares de pessoas em Rondônia. O sistema pode ser visualizado em: https://fila-de-espera-app.stage.tcero.tc.br:8888/dashboard.

Diretora de Programas e Projetos de Extensão do IFRO,  Márcia Cristina Tesser, acompanhou a entrega realizada no TCE, e ressaltou  que o  IFRO vem se destacando em Rondônia na execução de projetos inovadores que transformam a sociedade, por meio do uso de ferramentas tecnológicas. “E a celebração de parcerias com outros órgãos é fundamental. O desenvolvimento de um software capaz de mapear e armazenar as informações acerca de crianças que necessitam inserir-se na educação infantil, priorizando as que estão em condição de vulnerabilidade social, vai auxiliar os municípios na melhor gestão e elaboração de políticas públicas”, afirmou a gestora, que esteve acompanhada na entrega do sistema da Assessora Especial do IFRO, Janaína Leite.

O projeto

Conforme o professor Clayton Ferraz de Andrade, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Ji-Paraná e coordenador do acordo, além de idealizador do projeto e responsável pela viabilização da parceria, o  projeto desenvolveu uma solução de tecnologia da informação para gestão da Central de Vagas em creches públicas e organização da fila da espera nos municípios de Rondônia, para implementação das orientações da Nota Técnica nº 7/2021/GAEPE,  em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. “A solução desenvolvida segue as seguintes diretrizes: 1) empregar total transparência na organização criteriosa e objetiva de fila de espera de todas as crianças de 0 a 3 anos em creches e crianças de 4 e 5 anos em pré-escola, provendo a ela o regular registro dos dados, seja em sistema tecnológico específico, seja em sítio eletrônico ou mediante consulta presencial e registro físico; 2) Destinar prioritariamente as vagas de creche e pré-escola às crianças de famílias mais vulneráveis, observando tanto os públicos prioritários por força de lei, como mediante critérios socioeconômicos”, elencou o docente ressaltando ainda que: “Estamos muitos felizes por entregar mais um produto de relevância e justiça social”.

Sobre a parceria

A parceria entre as duas instituições foi firmada no início de 2023, através de um acordo de cooperação, onde o IFRO coopera com a gestão da equipe e parceria, além da seleção de alunos através de edital e o TCE fornece as informações sobre o produto a ser desenvolvido e custeia o pagamento de bolsas mensais no valor de R$ 3.000,00 para cada aluno desenvolvedor. A parceria tem previsão de 2 anos, podendo ser prorrogada por até 60 meses (conforme item 6.1 do acordo), onde a cada ciclo de tempo é elaborado e executado um plano de trabalho com as atividades previstas. Ao IFRO, coube a seleção e gestão da equipe de desenvolvimento, atividades de análise, projeto, programação e teste do sistema desenvolvido dentro do time de desenvolvimento.

Com os objetivos dessa primeira etapa alcançados, segundo o professor de Informática Jackson Henrique da Silva Bezerra, que também é o Coordenador da Equipe (Scrum Master) de desenvolvimento e responsável pela análise e projeto do sistema, há  o interesse em expandir o sistema com novas funcionalidades. “Por isso, um novo plano de trabalho para 2024 foi elaborado e será assinado em breve pelas partes”, adiantou o docente.

Desenvolvimento do sistema

Participaram do desenvolvimento do sistema (Product Backlog versão 1.0) acadêmicos e professores do Campus Ji-Paraná. Parte das ações ocorreu nos laboratórios de informática da unidade. Participaram das atividades os estudantes Priscila Hurtado Teodoro (Desenvolvedora Back-end & UX), Adrian Henrique Ferreira (Desenvolvedor Back-end), Iury Gonçalves França (Desenvolvedor Front-end) e Wallyson Machado de Lima (Desenvolvedor Front-end). Além dos professor Jackson e Clayton, também participou o docente João Eujácio Teixeira Junior, que esteve à frente das ações de infraestrutura e disponibilidade do sistema e consultoria.

Para desenvolver a inovação tecnológica foi utilizada a metodologia ágil Scrum e as tecnologias de desenvolvimento web React e Node JS. Para uma futura etapa, está previsto o desenvolvimento de uma versão 2.0 do software com ampliação das funcionalidades e melhorias.

O professor Jackson destacou que a participação de alunos neste processo promoveu a aprendizagem na prática do que é ensinado nos cursos Técnico em Informática e Superior em ADS do IFRO Campus Ji-Paraná, “além de já ingressar no mercado de trabalho com uma boa remuneração e participação de uma equipe de desenvolvimento de software com as tecnologias e métodos mais recentes e utilizados no mercado de trabalho”.

Sobre o trabalho como desenvolvedor back-end, o acadêmico, Adrian Henrique Ferreira, diz que foi uma jornada repleta de desafios, mas extremamente enriquecedora. “Essa experiência não apenas aprimorou minhas habilidades de programação, mas também me ensinou lições valiosas sobre trabalho em equipe, gestão de tempo e resiliência diante de dificuldades. Olhando para trás, posso afirmar com confiança que os desafios enfrentados durante este projeto foram fundamentais para o meu crescimento profissional e pessoal, transformando-me em um programador mais competente e adaptável”, relatou.

Já para o professor Jackson, que atuou como coordenador da equipe de desenvolvimento, o projeto foi desafiador e gratificante. “Enfrentamos desde cedo a complexidade das necessidades das creches, coordenando os desenvolvedores de forma colaborativa em busca de inovação e eficiência. Priorizamos uma solução intuitiva e acessível, simplificando o gerenciamento de filas e promovendo uma distribuição mais equitativa de vagas. O constante diálogo com a equipe do TCE-RO permitiu ajustes precisos, resultando em um sistema que superou as expectativas. Observar o impacto positivo na otimização do acesso a creches para as famílias trouxe imensa satisfação, validando o esforço conjunto da equipe”, pontuou.

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