Textos de dois representantes do IFRO compõem o e-book “Vozes da Internacionalização”

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 10h38 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 10h38

ebookO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está representado no e-book “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da educação profissional, científica e tecnológica”, lançado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A publicação agrega contribuições de diversas instituições, incluindo as participações de um estudante e de uma servidora do IFRO. O lançamento ocorreu dia 7 de dezembro de 2023, durante a Sessão Solene da Câmara dos Deputados Federais, em comemoração aos 15 anos da Rede Federal. No evento participaram convidados, parlamentares, representações internacionais, servidores e estudantes da Rede Federal.

Representando o IFRO, estão os capítulos “Experiências do Portal da Amazônia para o mundo” e “Uma oportunidade”, respectivamente escritos pela Professora do Campus Vilhena, Maria Helena Ferrari, e pelo estudante egresso do Curso Técnico em Edificações do Campus Porto Velho Calama, Nicolas Costa Feitoza. Eles compartilharam suas experiências pessoais e profissionais em contextos internacionais, evidenciando o impacto dessas vivências em suas jornadas acadêmicas e profissionais.

Conforme a Assessora de Relações Internacionais (Arint/IFRO), Diana Ketlem Paula do Nascimento, “o projeto é uma ideia genial e emocionante para promover a internacionalização dos Institutos Federais. É uma leitura que vale a pena pois a maioria dos relatos são histórias emocionantes e inspiradoras. Tenho muito orgulho do IFRO estar presente nessa coletânea de relatos e incentivo todos à leitura deste resultado tão bonito”. A obra ilustra a diversidade e a riqueza das experiências de internacionalização na educação profissional e tecnológica. Foram selecionados 81 textos entre 190 relatos enviados por membros da Rede Federal, abrangendo técnicos administrativos, docentes, estudantes e egressos.

Segundo os organizadores, “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica” apresenta um mosaico de perspectivas sobre a internacionalização, refletindo sobre seu impacto e significado. A ideia para o livro surgiu durante o encontro do Fórum de Gestores de Relações Internacionais da Rede Federal (Forinter), realizado em Blumenau (SC) no primeiro semestre de 2023.

“O e-book está disponível gratuitamente no site da Editora do Instituto Federal Catarinense (IFC) como fonte de inspiração e conhecimento, não só para a comunidade do IFRO, mas para todos os interessados no poder transformador da internacionalização na educação. A comunidade do IFRO e o público em geral estão convidados a explorar as narrativas disponíveis em ‘Vozes da Internacionalização’, mergulhando nas histórias de sucesso e descoberta que moldam a educação profissional e tecnológica em um cenário global”, ressalta a Coordenadora da Arint/IFRO.

Conforme a sinopse da obra, ao longo dos últimos 15 anos, o processo de internacionalização na Rede Federal tomou contornos muito distintos, tendo se iniciado ainda em 2004 nos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) com criação do Projeto Mulheres Mil. São organizadores do e-book: Rodrigo de Oliveira Lemos, Anderson Allan Almeida Galvão, Edilson Pimenta Ferreira, Jenice Almeida Lopes Diniz, João Paulo Guerra Rotelli, Maria Carolina Bello Cavalcanti da Silva, Maria Carolina Terra Heberlein, Mônica Maria Montenegro de Oliveira e Vilton Soares de Souza.

Para conhecer a obra, clique neste link aqui ou no site da Editora do IFC aqui.