Estudantes podem se candidatar ao Programa Oportunidades Acadêmicas – Graduação 2024

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 13h01 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2023, 07h43

USA OportunidadesA Assessoria de Relações Internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Arint/IFRO) incentiva os estudantes que estão terminando neste ano ou no próximo o técnico integrado a participarem do Programa Oportunidades Acadêmicas – Graduação 2024. O objetivo é apoiar alunos com alto desempenho acadêmico, mas que não têm condições financeiras de arcar com os custos do processo de candidatura a programas de graduação nos EUA, com o objetivo de conseguirem bolsas oferecidas pelas universidades norte-americanas. A ação é gerenciada pela rede EducationUSA.

EducationUSA é uma Rede do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, que oferece informação sobre oportunidades de estudo nos EUA e acompanha alunos ao longo do processo de admissão para programas de verão, graduação, mestrado, doutorado, inglês e cursos de curta duração. Os escritórios EducationUSA oferecem uma gama de serviços e atividades para todos os interessados em estudar nos EUA. Em Rondônia, o IFRO conta com um escritório do EducationUSA no Campus Porto Velho Calama desde 2022. O espaço orienta quem tiver interesse sobre estudos nos EUA. Para marcar orientação, é só entrar em contato pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Podem procurar o escritório do EducationUSA a comunidade interna e externa do IFRO.

Segundo a Professora Diana Ketlem, esta é uma “possibilidade dos nossos alunos expandirem seus horizontes e realizarem o sonho de estudar numa universidade nos EUA. Além de ser muito importante para a instituição por promover a internacionalização do IFRO”. Ela completa lembrando que “em 2021 tivemos uma aluna selecionada (Eduarda Caroline – Campus Colorado) que passou pelo processo de orientação e foi aceita na Stetson University, na Flórida. Em 2023 tivemos outra aluna selecionada, Ana Beatriz Santos Monteiro, aluna do 3º ano do Curso Técnico em Informática do Campus Calama que está agora no momento de envio das aplicações para as universidades escolhidas”.

Inclusive Ana Beatriz comenta: “estou bem ansiosa! Estou participando do Oportunidades Acadêmicas desde o início do ano, recebi mentorias sobre o processo e também ajuda dos advisers para me ajudar. O programa cobre as despesas do processo inteiro, desde de provas até as taxas de aplicação para faculdades. Já enviei a minha primeira aplicação e estou no aguardo da resposta, mas estou esperando uma resposta positiva (ser aceita com bolsa integral) já que o programa tem um grande peso em todo esse processo”.

Oportunidade nos EUA

O Programa Oportunidades Acadêmicas, apoiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, com mais de 15 anos no Brasil, já beneficiou centenas de alunos em todo o país. O programa oferece acompanhamento acadêmico ao longo do processo de candidatura e cobre todos os custos do processo de candidatura às universidades americanas, que incluem: material de estudo, taxas de inscrição para as provas exigidas, transporte e acomodação sempre que necessário, taxas de inscrição das universidades, tradução e envio de documentos, além de toda a orientação durante o processo.

E para os alunos aprovados com bolsa de 100%, o programa ainda financia emissão de passaporte, visto de estudante e passagem aérea. As inscrições para a modalidade graduação estarão abertas até o dia 01/01/2024. Em suas edições mais recentes, o programa teve alunos aceitos em universidades como: Harvard, Yale, Johns Hopkins, Stanford, University of Chicago, Duke University, Wellesley e Northwestern University.

Para inscrições e mais informações e sobre o programa, acessar o site: bit.ly/OPPGraduacao2024. Em caso de dúvidas escrever para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Confira o Instagram EducationUSA-Brasil e veja o testemunho de alunos que foram aprovados e estão estudando com 100% de bolsa nos EUA.

Para participar os candidatos devem concluir o ensino médio (ou técnico) em 2023, ou em 2024; pertencer a um contexto socioeconômico com recursos limitados; demonstrar nível de inglês avançado; apresentar histórico acadêmico com excelentes resultados; realizar atividades extracurriculares e comunitárias; estar interessados em qualquer área de estudo, exceto Medicina, Odontologia, Veterinária, Psicologia ou Direito.