Nova Plataforma de Cursos MOOC do IFRO inicia com 14 cursos à disposição da comunidade

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 15h26 | Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 15h29

relançamento mooc ifro

Está no ar a nova plataforma de cursos livres e gratuitos, na modalidade MOOC (Massive Open Online Course), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O espaço virtual visa a ampliar o alcance do IFRO para milhares de pessoas em todo mundo, com cursos de alta qualidade, planejados com apoio de equipe multidisciplinar para serem oferecidos na modalidade de autoaprendizagem. São 14 cursos que oferecem certificados aos aprovados, são totalmente gratuitos e abertos a todas as pessoas. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente em fluxo contínuo, sem necessidade de aguardar turmas e com acesso imediato.

Os cursos têm duração de 20h a 60h, e permitem a introdução ou mesmo o aprofundamento nos temas mais variados. As ofertas iniciais são: Metodologias Ativas de Aprendizagem; Literatura, História e Cultura Afro-Brasileira na sala de aula; Marketing: Conceitos e Estratégias; Logística Reversa; Ecologia Geral; Educação Inclusiva; Criação de cursos MOOC; Gamificação no envelhecimento; Educação Digital Humanizada; Gestão de Pessoas: Conceitos e Processos; Iniciação Científica para a Educação Básica; Fundamentos da Biologia Celular; Linguagem e Contexto: reflexões teóricas e práticas sobre a escrita científica; e Curso Básico de Libras no Contexto Educacional.

A plataforma fica disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano. Podem se inscrever alunos e servidores do IFRO, e comunidade em geral, não importa de que localidade do mundo, uma vez que não há pré-requisitos a serem preenchidos para ser cursista de qualquer um dos cursos ofertados. De acordo com a Diretoria de Educação a Distância (DEaD/IFRO), a ideia é que progressivamente serão ampliadas as ofertas, com novos cursos nas principais áreas de conhecimento.

Segundo o Diretor de Ensino a Distância, Aloir Pedruzzi Junior, os novos cursos MOOC do IFRO são inovadores, com muita interação, democratizando o acesso ao conhecimento e levando a qualidade educacional da instituição para pessoas em todo mundo. “Ressaltamos ainda que os servidores do IFRO e profissionais convidados de outras instituições podem criar novos cursos e oferecer gratuitamente na plataforma com todo o apoio da equipe multidisciplinar da DEaD e ampla divulgação para a sociedade. Mais informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”, conclui.

A antiga plataforma de cursos MOOC do IFRO ainda está operacional e será desativada nos próximos meses.

Acessos

O servidor de cursos MOOC está no domínio: https://mooc.ifro.edu.br/.

O tutorial sobre o funcionamento da sala de aula do curso MOOC está disponível em: https://youtu.be/X1FTD8HkFuc.