Semana do Meio Ambiente visa a conscientização e a busca por sustentabilidade mundial

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 09h47 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2022, 11h21

Semana Meio Ambiente Campus Vilhena 2Celebrado anualmente em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente objetiva relembrar a importância do respeito na preservação dos recursos naturais do planeta. Em 2022, o tema é #UmaSóTerra, representando os 50 anos da data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972 na capital da Suécia (Estocolmo). Bem como, representa os 30 anos da Rio-92 (Conferência Eco-92).

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) várias ações sempre movimentam a data. A Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Colorado do Oeste, Ranieli dos Anjos de Souza, explica que no curso sempre trabalham para que os alunos formados sejam profissionais que pensem soluções com uso adequado dos recursos naturais. “Essa Semana do Meio Ambiente é um momento ideal para que nós possamos repensar as nossas atitudes e práticas profissionais em consonância com um planeta mais sustentável. Afinal, todos nós queremos viver num planeta assim”, ressalta a docente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com o intuito de chamar a atenção da população para a sustentabilidade e redução dos problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. No Brasil, um Decreto Federal instituiu a realização da Semana Nacional do Meio Ambiente (SNMA), com a finalidade de apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

No IFRO Campus Vilhena, a Semana Nacional do Meio Ambiente 2022 “Uma só Terra” iniciou na sexta-feira, dia 3, e finaliza no próximo 10 de junho. As instituições parceiras são o Viveiro Vale Verde Florestal, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri/Unidade Vilhena) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Na manhã do primeiro dia, ocorreu no auditório da unidade o debate “Vilhena envolvida com a Agenda 2030: O que podemos fazer para um ambiente sustentável”, com palestra da Engenheira Ambiental e Secretária Municipal de Meio Ambiente, Marcela Almeida. No dia seguinte, por ser Sábado Letivo, a sugestão era de que as turmas tivessem atividades relacionadas ao tema Meio Ambiente: O planeta que queremos. E no domingo (5), no período vespertino o convite foi para participar do evento promovido pela Prefeitura de Vilhena, relacionado ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Parque Ecológico da cidade.

A programação de segunda a quarta-feira desta semana, de 6 a 8 de junho, inclui a exposição dos terrários desenvolvidos pela Professora do IFRO Campus Vilhena, Camila Travassos, com o 2º ano do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, através do projeto “Construindo um terrário e reconstruindo minha consciência ambiental”. A mostra está no Bloco A do campus. E na sexta-feira (10) haverá plantio de mudas frutíferas no campus “Um pomar para todos”, ocorrendo no próprio campus a “Orientação e instruções sobre o plantio de mudas frutíferas”, com Walter João da Silva e Fabiano Cremonini (Seagri).

• Semana_Meio_Ambiente_Campus_Vilhena_1
  • Semana_Meio_Ambiente_Campus_Vilhena_2