IFRO realiza eventos de lançamento em Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná nesta semana

Publicado: Segunda, 02 de Mai de 2022, 09h38 | Última atualização em Segunda, 02 de Mai de 2022, 09h39

Maquete VilhenaTrês campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) sediam eventos de lançamento nesta semana. Começando hoje, dia 2 de maio de 2022, às 10 horas, no IFRO Campus Vilhena, com o Lançamento das Obras de Construção de blocos de laboratórios, Reforma e adequação das passarelas que fazem a ligação entre blocos, e Reforma do piso da quadra poliesportiva. Na sequência, vêm os eventos de Cacoal e Ji-Paraná.

Com transmissão pelo Youtube do IFRO Campus Vilhena, a cerimônia apresenta como será a reforma do piso da quadra poliesportiva, com valor de R$ 160.000,00 e a previsão é de que a obra seja concluída em 30 dias. Para a construção da passarela coberta para a ligação entre os blocos B e C, o investimento previsto é de R$ 323.813,85. Serão construídas escadas adicionais para acesso às salas de aula, e passarelas interligando os pavimentos superiores dos blocos B e C, oferecendo mais conforto e segurança à comunidade acadêmica, pois atenderá o requisito de saída de emergência. A empresa terá o prazo de 90 para a conclusão da obra.

E no caso da construção do Bloco de Laboratórios, está previsto investimento no valor de R$ 5.180.656,65. A área total do novo bloco será de 1.556 m², onde serão construídos 10 novos espaços pedagógicos: 1 sala de desenho; 2 laboratórios de informática; 1 laboratório de redes; 1 laboratório de manutenção; 1 laboratório de desenho; 3 laboratórios de CAD; 1 laboratório de maquetaria e artes; e mais os espaços de depósitos, banheiros e rampa de acessibilidade. O novo bloco dará a estudantes, docentes e técnicos de laboratório melhores condições de trabalho e estudos, contribuindo com a permanência e êxito, com a melhoria dos indicadores e com o alcance dos objetivos institucionais. A empresa tem prazo de 360 dias para a conclusão do trabalho.

Cacoal e Ji-Paraná

No Auditório do IFRO Campus Cacoal, às 9 horas do dia 3/5/2022, terá início a Cerimônia de Lançamento de Obra da Construção do Bloco de Salas de Aula e Administrativo. A nova estrutura visa ao desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas, tendo em sua previsão o valor de R$ 4.257.029,16, incluindo 12 salas de aula com capacidade para 40 alunos cada; e mais 7 salas administrativas para atender as coordenações de curso de graduação, de professores e de atendimento ao aluno.  Além do espaço de convivência e banheiros coletivos com acessibilidade, a obra terá o prazo de finalização para fevereiro de 2023.

Fechando a semana de eventos nos campi, na unidade Ji-Paraná, o evento é às 9 horas do dia 6 de maio, no Auditório. Na oportunidade, o IFRO realiza a Cerimônia de Lançamento das Obras de Construção do Bloco de salas de aula e salas administrativas, Inauguração do Núcleo da REDINOVA e Mini Usinas de Geração de Energia Solar Fotovoltaicas e o Lançamento do Projeto Informatização Escolar. O evento será transmitido pelo canal oficial do IFRO Campus Ji-Paraná no Youtube.

Com investimento de R$ 5.678.907,83, a construção do Bloco Administrativo e de Salas de Aula está previsto para conclusão em junho de 2023. O espaço de 1.909,06 m² atenderá ambientes de aula, coordenações de cursos, técnicos de laboratórios, departamentos de extensão e de pesquisa, tecnologia da informação, diretoria de planejamento, coordenação de assistência ao educando e entre outros.

Sobre as Mini Usinas de Geração de Energia Solar Fotovoltaicas, a capacidade é de 240 kWp de geração quilowatt pico, contando com aporte financeiro de R$ 874.705,54. Possui 13 módulos instalados, gerando uma economia média de 43% aproximadamente por mês na conta de energia.

E para a Inauguração do Núcleo da Redinova (Rede de Incubadoras de Empresas do IFRO), o objetivo do espaço é facilitar o processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores, por meio da formação complementar de empreendedores em áreas compatíveis com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelo Instituto Federal de Rondônia, com vistas a fomentar empreendimentos inovadores que tragam desenvolvimento para o estado. O Núcleo atenderá a comunidade interna e externa e contou com o investimento de aproximadamente de R$ 84 mil reais.