Manual de Redação Oficial do IFRO agora tem canal de comunicação com os usuários

Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2022, 11h57 | Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2022, 11h57

manual redacaoPor meio da Portaria 1.820/REIT-GBAB/IFRO, de 19 de novembro de 2021, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) aprovou o Manual de Redação Oficial da instituição (ISBN 978-65-00-34210-9). A cada dois anos as informações nele contidas serão atualizadas, e a comunidade interna pode contribuir com o documento.

O objetivo do Manual é instrumentalizar os servidores do IFRO para o desenvolvimento da Redação Oficial em seu cotidiano. De acordo com a Comissão de Redação Oficial, espera-se, ainda: a) criar uma padronização para a escrita de documentos oficiais, incluindo-se correspondências e atos normativos; b) aprimorar as formas de comunicação para que se tornem mais efetivas; c) contribuir para a construção identitária do IFRO pela maior formalização de seus processos.

O Reitor Uberlando Tiburtino Leite comentou na apresentação do Manual que “é ainda uma referência que pode ser muito bem aproveitada para pesquisas diversas, inclusive nos processos de formação geral, como instrumento complementar”. Com a publicação, as comunicações e os atos normativos do IFRO devem ser elaborados conforme as recomendações contidas no Manual e de acordo com as legislações aplicáveis vigentes.

Por ser um documento em constante construção, o Manual de Redação deve ser revisado a cada dois anos pela Comissão Permanente de Redação Oficial, composta pelos servidores Andrelize Schabo, Sergio Loss, Dennis Weberton, Márcia Letícia, Érica Cayres e Laura Massunari. O foco das revisões é a melhoria, a uniformidade e a adequação da comunicação oficial do IFRO.

Por este motivo, a Presidente da Comissão, Andrelize, explica que os usuários do Manual agora contam com um canal de comunicação constante para o envio de considerações e de sugestões de aprimoramento do Manual de Redação e também para respostas a dúvidas dos usuários. O e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., gerenciado pela Comissão, será uma das principais ferramentas para a interação com os servidores e demais pessoas que quiserem esclarecer dúvidas ou contribuir para o aprimoramento do Manual.

Segundo o Professor Sergio Loss, um dos autores do Manual de Redação do IFRO, “a redação oficial é um gênero de escrita que requer bastante cuidado, a fim de que possa se revestir de atributos como clareza, precisão, simplicidade e, sempre que possível, elegância. Ela requer tanto o domínio gramatical quanto o conhecimento técnico necessário para aplicar regras de metodologia científica aplicada, normas de gestão e cuidados em relação a dados e informações”.

Sergio acrescenta que “o Manual de Redação Oficial do IFRO é composto por um conjunto de orientações que abrange as principais necessidades dos servidores na elaboração dos documentos oficiais e outras peças ou produtos cotidianos, como projetos, planos, minutas de regulamentos, dentre outros”.

O Manual é organizado com uma parte inicial que aborda as principais problemáticas correntes na elaboração de textos (pontuação, crase, estruturação textual, uso de pronomes), traz a metodologia científica aplicada a documentos oficiais e se complementa com uma discussão das normas de elaboração de resoluções, portarias e outros. Além disso, tem como anexos modelos de documentos de grande uso no fluxo geral das ações dos servidores.

Como todo leitor precisa ter competência de leitura envolvendo vários gêneros textuais, os autores entendem que o Manual pode ser usado também como material auxiliar de professores e alunos em suas atividades, bem como pode auxiliar o público em geral na compreensão de problemas de linguagem, em vista do seu caráter bem prático resultado da objetividade e tratamento didático às recomendações. Os boxes “Fique Atento!”, “Curiosidade” e “Dica!” trazem importantes destaques para o leitor.

“Que tal começar a analisar, por exemplo, com o auxílio do Manual, quais são os vícios de elaboração de um ofício ou memorando que não devemos cometer?”, convidam os autores.

Para ler o Manual de Redação Oficial do IFRO, acesse este Link.

Aqui podem ser acessadas as portarias de instituição da Comissão Permanente e a de aprovação do Manual.