Projeto Cidades Inteligentes terá cerimônia de lançamento no IFRO Campus Ariquemes nesta sexta

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 10h38 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2022, 12h26

img mat Cidades InteligentesO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)  realiza na próxima sexta-feira, 18, o Lançamento do Projeto “Cidades Inteligentes: uma Proposta de Implantação para Ariquemes”. São convidados para o evento representantes políticos e de entidades públicas e privadas da região, população em geral, profissionais e empreendedores. A cerimônia será às 9 horas no Campus Ariquemes, localizado na Rodovia 257, Km 13, Sentido Machadinho do Oeste, Zona Rural do município de Ariquemes. A iniciativa é uma parceria com a Prefeitura Municipal, a partir de indicação da Emenda Parlamentar do Senador Confúcio Moura (MDB), dentro do Orçamento Geral da União 2021, no valor de R$ 22.345.498,00.

A proposta visa o Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento voltados à Inovação, às Tecnologias Digitais e ao Processo Produtivo, e está vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Haverá desenvolvimento e implantação de soluções para transformar o município de Ariquemes em uma “Cidade Inteligente”, que segundo o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, “é uma tendência nos países e municípios, onde os gestores se preocupam com o interesse de possibilitar serviços públicos de qualidade, evitando deslocamentos desnecessários e filas, por exemplo”.

Como o IFRO vem acumulando expertise, possui profissionais, cursos de tecnologia e fomento ao empreendedorismo em todos os campi, foi a instituição escolhida para ser parceira no projeto. “Da parte do IFRO, serão apresentadas soluções tecnológicas na área de saúde, educação, segurança, empreendedorismo, governança e gestão de modo geral do município”, completa Uberlando. A proposta ainda prevê o envolvimento da população visando a continuidade da melhoria, trazendo para o dia a dia essas soluções.

O Projeto Cidades Inteligentes é o primeiro e ainda o único de Rondônia e toda a Região Norte, explica o Supervisor do Projeto, Sergio Loss. “Contempla soluções em eixos básicos e fundamentais de desenvolvimento de qualquer cidade: Saúde, Educação, Empreendedorismo e Inovação, Segurança e Governança, que são sempre essenciais para a população. Portanto, o Projeto traz importantes impactos tecnológicos para o desenvolvimento socioeconômico do Município, tanto pela economia de recursos a partir da informatização dos processos, quanto pela abertura de oportunidades para estudos, pesquisas e geração de renda. Assim, o município entra na galeria das cidades que investem em modernização e eficácia de seus serviços. O papel do IFRO é de agente transformador, mais uma vez, por meio das soluções que irá entregar”, reconhece Loss.

Na avaliação do Reitor do IFRO, para o município de Ariquemes, o Projeto é ainda mais relevante, porque se integra à oportunidade de parceria entre uma Instituição de Educação, Ciência e Tecnologia (o IFRO) e a Prefeitura (responsável pela oferta de serviços públicos de qualidade).

“A entrega de sistemas informatizados e aplicativos de gerenciamento por meio de celular; as capacitações; o envolvimento do IFRO, Prefeitura e o Setor Produtivo; e toda a assessoria e suporte técnico previstos caracterizam o Projeto Cidades Inteligentes como um dos mais importantes para o desenvolvimento de Rondônia, em vista do potencial de resolução de problemas e criação de alternativas para novas soluções. A indicação de Emenda Parlamentar e o apoio continuado do Senador Confúcio Moura foram o ponto de partida e são a grande âncora para elaborarmos e implantarmos o projeto”, conclui Uberlando.