Projeto Saber Viver realiza ações no município de Ouro Preto do Oeste

Publicado: Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 12h30 | Última atualização em Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 12h30

Saber Viver Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde 2A equipe do Projeto Saber Viver realizou uma série de ações no município de Ouro Preto do Oeste (RO). Entre as atividades feitas, estão a capacitação com Agentes Comunitários de Saúde para levantamento de dados do saneamento e a entrega de cartilhas sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico na Secretaria Municipal de Educação.

O Saber Viver é uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa). O projeto visa assessorar tecnicamente a gestão municipal de Ouro Preto do Oeste e mais 18 municípios rondonienses na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

No caso da ação junto aos Agentes Comunitários de Saúde, os encontros ocorreram dias 15 e 16 de fevereiro 2022, na área urbana da cidade e também no distrito de Rondominas, visando a capacitação para o levantamento dos dados concernentes a percepção social em relação ao saneamento básico de Ouro Preto do Oeste.

De acordo com a pesquisadora do Saber Viver, Tânia Olinda, essa capacitação ao grupo de apoio está prevista no plano de assessoria com os municípios. “Essa capacitação é muito importante, porque através da coleta de dados vamos entender o que o município precisa, quais caminhos que iremos percorrer de acordo com sua realidade. Cada município que atendemos tem uma realidade diferente”.

A capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde envolveu a instrumentalização do aplicativo para coleta de dados junto à população do município de Ouro Preto do Oeste. O Agente Comunitário de Saúde, Elson Rodrigues da Silva, conta que “a capacitação me deu uma visão de um novo horizonte de saneamento, onde pude desenvolver um novo aprendizado e me dar um aprendizado para a continuação das minhas visitas com mais conhecimento”.

Cartilhas

Outra ação realizada foi a entrega de cartilhas para a Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto do Oeste, no dia 14/2/2022. O material aborda a importância do Saneamento Básico e faz campanha de conscientização sobre a necessidade de construção do Plano Municipal de Saneamento Básico do município.

Estiveram presentes na entrega: a Secretária Municipal de Educação, Andreza Justina Dias, a Assessora de Comunicação, Débora Sousa, e a pesquisadora de estudos sociais, Tânia Olinda.

A Secretária de Educação realçou a importância da entrega das cartilhas e a parceria com a administração municipal. “Essa parceria com a Prefeitura é de extrema importância, pois é através da educação que a gente transforma as pessoas e o mundo. E também é uma forma da criança se tornar participativa de algo que pode mudar o futuro da nossa cidade na questão ambiental e de saúde pública”, disse Andreza Dias.

A ideia é que a cartilha seja uma ferramenta pedagógica na formação educacional das crianças do município, uma vez que serão distribuídas aos alunos da rede municipal de educação. “A cartilha deverá ser trabalhada nas escolas públicas municipais de Ouro Preto do Oeste como material pedagógico de apoio, pois irá nos auxiliar a falar sobre o meio ambiente de forma interdisciplinar. Levando a criança a ter senso crítico e consciência ambiental”, destacou Tânia Olinda.

• Saber_Viver_-_Capacitação_de_Agentes_Comunitários_de_Saúde_1
  • Saber_Viver_-_Capacitação_de_Agentes_Comunitários_de_Saúde_2