Certificação de alunas concluintes de cursos do Projeto Empoderamento da Mulher acontece no dia 14 de fevereiro

Publicado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 16h07 | Última atualização em Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 16h19

img materia certificacao empoderamento

No dia 14 de fevereiro (segunda-feira), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizará a certificação de mais de 1.300 alunas concluintes de cursos ofertados através do Projeto Empoderamento da Mulher. A cerimônia será realizada on-line, às 19 horas (horário de Rondônia), no canal do YouTube do IFRO: https://youtu.be/WYpKuLBt1sw

Os cursos foram ministrados exclusivamente na modalidade a distância. Foram ofertadas vagas em oito campi do IFRO, com um total de 1.362 alunas concluintes: Ariquemes (Assistente em Administrativa), Cacoal (Cuidadora Infantil), Colorado (Estética Facial e Maquiagem), Guajará-Mirim (Espanhol Básico), Ji-Paraná (Assistente Financeira), Porto Velho Calama (Cuidadora de Idosos), Porto Velho Zona Norte (Gestão de Vendas e Marketing Digital) e Vilhena (Inglês Básico).

Segundo Christiane Silvestrini de Morais, Coordenadora de Inclusão Social e Produtiva (CISP) no IFRO, um dos desafios da edição 2021 do Projeto foi alcançar mulheres em estado de vulnerabilidade social e financeira em um curso totalmente a distância. “Treinamos alunos e colaboradores para acessarem as ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Apesar das dificuldades, o curso cumpriu com a missão de levar uma nova oportunidade de negócio para as mulheres cursistas. Já temos relatos de alunas que estão trabalhando na área do curso. É gratificante ver o sucesso das nossas alunas”, comenta.

Conforme Christiane, o Projeto Empoderamento da Mulher é realizado com recurso extraorçamentário, dependendo de parcerias para sua execução. “Esta versão do projeto foi financiada por meio de emenda parlamentar da Deputada Federal Jaqueline Cassol. Para 2022, já realizamos reuniões com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e parlamentares, a fim de obter recurso para execução do projeto”, explica.

Sobre o Projeto

Desde 2017, o Projeto Empoderamento da Mulher já capacitou 2.300 mulheres. “Temos relato de alunas que só possuíam o ensino fundamental, depois do curso se motivaram a voltar a estudar e hoje estão cursando graduação aqui mesmo no IFRO. Alunas que aprenderam a empreender e possuem o próprio negócio”, destaca Christiane.

O objetivo deste projeto é promover formação inicial e continuada para mulheres do Estado de Rondônia em condições de vulnerabilidade socioeconômica, com foco em capacidades empreendedoras, inserção no mercado de trabalho e construção da autonomia para o empoderamento e equidade de gênero. “Tal objetivo vai ao encontro da Missão do IFRO que é promover educação profissional, científica e tecnológica de excelência, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambiental sustentável”, reforça Silvestrini.