IFRO busca orientação para abordar importância da vacinação em relação ao combate à pandemia

Publicado: Quarta, 02 de Fevereiro de 2022, 13h00 | Última atualização em Quarta, 02 de Fevereiro de 2022, 13h00

Criziely Kelman Toledo de OliveiraO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) vem atuando desde 2020 no combate à pandemia do novo coronavírus. Foram ações de prevenção, de produção, atuação conjunta e doação de produtos a instituições parceiras.  Agora, em nova ação de atenção à saúde, especialmente pensando em sua comunidade interna (servidores e alunos), a Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida da Diretoria de Gestão de Pessoas (CASQV/DGP/IFRO) entrou em contato com profissional da área de saúde para dirimir dúvidas em relação à vacinação e à prevenção à covid-19.

O IFRO, em razão da publicação da Portaria 98/REIT-CGAB de 27/1/2022, já convocou os servidores a comprovar no prazo de 30 dias o esquema vacinal contra a covid-19. Com isso, foi disponibilizado no Sistema SUAP o módulo para registro das doses das vacinas, acessível no seguinte LINK. Para orientar aos servidores, foi gravado um tutorial para auxiliar no preenchimento das informações, e o vídeo pode ser acessado neste LINK.

Para falar sobre a importância da vacinação/imunização, a equipe da CASQV entrevistou a Médica atuante da linha de frente em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Criziely Kelman Toledo de Oliveira. Ela é residente de Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e aluna da Pós-Graduação em Saúde Pública também na UNIR.

Num momento em que a taxa de infecção volta a subir exponencialmente em todo o país, a médica deixa uma mensagem para os servidores do IFRO: “as vacinas são nossa aliada contra epidemias, servem como barreiras para o desenvolvimento da fase grave das doenças e barreira contra a disseminação dos micro-organismos, e protegem as pessoas que não podem tomar as vacinas”.

Confira a entrevista:

1. O que são vacinas?

São produtos capazes de estimular nosso sistema imunológico, obtidos a partir de partículas do próprio agente agressor, nas formas atenuadas (enfraquecida) ou inativa (morta).

1. Como as vacinas funcionam?

Estimulando nosso sistema imunológico a produzir anticorpos, garantindo assim a memória imunológica. Sendo uma imunização ativa, atuando da mesma forma como uma infecção contraída, diferenciando-se apenas por não causar risco aos receptores.

1. Vacinas oferecem, geralmente, algum tipo de risco?

São seguras, porém as vacinas atenuadas (enfraquecidos) são contra indicadas para alguns grupos de pessoas, tais como indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna em tratamento com corticosteróides, gestantes. Sempre é bom procurar se informar com o médico em caso de dúvidas.

1. Quando lemos taxa de eficácia, o que isso significa?

Significa redução de casos confirmados entre os indivíduos que receberam a vacina em relação aos não vacinados.

1. Quais seriam os “efeitos colaterais normais” ao tomar uma vacina?

Sintomas tais como dor, hiperemia (vermelhidão) e calor no local da vacina, que na verdade estão mais relacionados à técnica e local da vacina. Também pode ocorrer sintomas mais leves como febre baixa, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas e vômitos, sintomas nos quais demonstra o sistema imunológico sendo adquirido e consequentemente criando anticorpos.

1. Existem grupos de pessoas que não podem tomar a vacina de jeito nenhum? Caso essas pessoas tomem, qual é o risco? Isso também se aplica à vacina contra a covid-19?

As contra indicações estão associadas mais a alergia grave (exemplo: garganta fecha de forma brusca – anafilaxia) aos componentes das vacinas, pessoas com sintomas gripais também não podem tomar vacinas nesse período. Quanto à vacina da covid-19 ainda não têm estudos cientificamente comprovados em algumas faixas etárias de crianças.

1. Existe alguma obrigatoriedade de se tomar vacinas no Brasil?

Não deve ser vista como obrigatória, mas como uma forma de combater epidemias. Nós vacinados funcionamos como barreira, não contaminando outras pessoas.

1. Quem já teve covid-19 precisa tomar a vacina mesmo assim? E quem está com a doença, pode tomar?

Quem já teve covid-19 tem que se vacinar sim! Quem está com a doença tem que esperar o período da doença passar, no qual varia de pessoa para pessoa; mais procurem sempre um médico para orientação correta.

1. Por que há vacinas que imunizam uma pessoa pelo resto da vida e outras que precisam ser reaplicadas de tempos em tempos? A da covid-19 se enquadra em qual caso?

Assim como tem doenças que pegamos apenas uma vez na vida e outras que pegamos várias vezes, as vacinas funcionam quase da mesma forma, depende muito do tempo de imunização da vacina e contra qual micro-organismo ela foi feita.

A da covid-19 ainda não se sabe como vai funcionar.

1. Qual mensagem você deixaria aos servidores do Instituto Federal de Rondônia para conscientizá-los sobre a importância da vacinação?

As vacinas são nossa aliada contra epidemias, servem como barreiras para desenvolvimento da fase grave das doenças e barreira contra a disseminação dos micro-organismos, e protegem as pessoas que não podem tomar as vacinas.