IFRO divulga datas de início das aulas presenciais e remotas nos dez campi da instituição

Publicado: Segunda, 31 de Janeiro de 2022, 12h01 | Última atualização em Segunda, 31 de Janeiro de 2022, 12h01

cronograma inicio aulas IFRO 2022Alunos de todos os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) se preparam para, nas primeiras semanas de fevereiro, iniciarem o primeiro semestre letivo de 2022 de forma remota. Já a partir de 7 de março, as atividades voltarão a ser presenciais, mas em virtude da pandemia de covid-19, seguindo todos os protocolos de biossegurança determinados pelos órgãos de saúde.

A data de retorno das atividades pedagógicas e administrativas presenciais foi estabelecida em razão do atual cenário da pandemia em Rondônia, que vem registrando números crescentes de casos e alta na taxa de transmissibilidade da covid-19, bem como as preocupações de gestores compartilhadas nas reuniões institucionais.

Sobre a volta às aulas, a Pró-Reitora de Ensino Substituta, Elizangélica Fernandes, ressalta que o IFRO inicia o ano letivo de 2022 cheio de otimismo e alegria por receber seus alunos de cursos presenciais e a distância. “Nosso compromisso maior é com educação de qualidade que transforma vidas”, destaca.

Elizangélica informa que, para os cursos presenciais que estavam funcionando por meio remoto, “destacamos que ao longo de todo ano passado realizamos aquisições e um intenso planejamento visando os preparativos para nosso retorno ao presencial; neste sentido, os campi estão organizados para receber nossos alunos presencialmente com todas as condições sanitárias e de biossegurança possíveis para que tenhamos um processo de retorno conforme preconiza os principais órgãos de saúde e respeitando, acima de tudo, a vida e saúde de todos os envolvidos”.

A gestora ressalta que cada unidade do IFRO informará aos alunos a organização e funcionamento das aulas e atividades presenciais, “portanto fiquem atentos aos canais de comunicação e ao IFRO Mobile. Nosso sentimento e motivação maiores para o início deste novo ano são de acolhida, de poder rever nossos alunos e servidores, de poder ter novamente nossos alunos ocupando os espaços físicos de nossas unidades, trazendo vivacidade e alegria aos nossos campi. Assim, nossa esperança maior é que, com respeito a todas as normas de segurança e a união e apoio de todos, possamos ter um ano letivo tranquilo, iniciando um novo tempo de regularidade e paz em nossos corações. Sejam bem-vindos ao ano letivo de 2022”.

Calendário 2022-1

No Campus Ariquemes o início do semestre letivo está marcado para o dia 07 de fevereiro. Já no Campus Cacoal as aulas voltam no dia 08 de fevereiro (modalidade integrado e graduação) e um dia antes para os alunos do subsequente. No Campus Colorado do Oeste a data para início das aulas é 07 de fevereiro.

Nos Campi Guajará-Mirim e Jaru as aulas têm início no dia 14 de fevereiro. A unidade de Ji-Paraná, estudantes dos cursos técnicos integrados e de graduação também voltam dia 14 às aulas, para os cursos técnicos subsequentes a data de início é 7 de fevereiro.

No Campus Porto Velho Calama as aulas para os cursos técnicos subsequentes começam no dia 07 de fevereiro. Já para os cursos técnicos integrados e de graduação o início do ano letivo está marcado para o outro mês, no dia 10 de março.

Nos Campus Porto Velho Zona Norte e São Miguel do Guaporé os alunos voltam às aulas no dia 07 de fevereiro. No Campus Vilhena o início das aulas está previsto para o dia 07 de fevereiro para os cursos técnicos (integrados e subsequentes) e 09 de fevereiro para os cursos de graduação.

A Portaria 99/REIT-CGAB/IFRO que traz a data de retorno ao ensino presencial e reforça as datas já estabelecidas nos calendários letivos dos campi pode ser acessada em https://portal.ifro.edu.br/images/covid19/Normativas/Portaria_1491132.pdf.

• cronograma-inicio-aulas-IFRO-2022
  • img-materia-inicio-aulas-IFRO-2022