Firmada parceria com UFRRJ para oferta de 20 vagas no Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia a servidores do IFRO

Publicado: Segunda, 27 de Dezembro de 2021, 15h09 | Última atualização em Quinta, 30 de Dezembro de 2021, 08h57

VISITA UFRRJO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) assinaram o Termo de Execução Descentralizada de Cooperação Acadêmica e Técnico-Científica para oferta de 20 vagas no curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE), do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia (PPGE).

Em regime de mútua colaboração, será feita a formação e capacitação de 20 profissionais efetivos do IFRO, sendo 8 vagas para docentes e 12 vagas para técnicos administrativos. A parceria foi firmada e o edital para a “Turma IFRO” foi publicado e está disponível no site do PPGE/UFRRJ. As inscrições ocorrem até 3/3/2022.

Para inscrição é necessário apresentar a Carta de interesse e Parceiros do Conhecimento, assinada pelo Reitor ou Direção-Geral do campus, mais foto 3x4, documentos pessoais, diploma e histórico da graduação, Currículo Lattes, comprovação de vínculo empregatício com o IFRO, Pré-Projeto de Pesquisa e realização do Teste Interno ou entrega da pontuação do teste da ANPAD e da comprovação de suficiência em língua inglesa e Testing System.

O processo seletivo, conduzido pela Comissão Examinadora, se compõe de cinco etapas: Eliminatória – Conferência de Documentos; Classificatória e Eliminatória – Conhecimentos Específicos e Inglês; Classificatória – Experiência Profissional; Classificatória e Eliminatória – Arguição Oral sobre o Pré-Projeto de Pesquisa; e Classificatória – Resultado Final.

A iniciativa está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2018-2022), em que há uma meta específica para a elevação da qualificação dos servidores. Os dados institucionais do ano de 2021, extraídos do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e Painel de Indicadores do IFRO demonstram que existe uma demanda em torno de 450 servidores, com formação em graduação e especialização lato sensu, aptos a se qualificarem no MPGE. Deste total, 75% são de servidores técnico-administrativos, com atuação principal em funções administrativas, sendo este o maior público que necessita desta formação.

As tratativas da parceria foram realizadas a fim de garantir a formação na UFRRJ Campus Seropédica, representado pelos professores Daniel Ribeiro, Diretor do Instituto de Ciências Sociais aplicadas da UFRRJ e professor do curso, e Flávia Galindo, Coordenadora do mestrado. Eles estiveram no IFRO nos dias 13 e 14 de dezembro de 2021, participando de reuniões com o Reitor e Pró-Reitores, além de visitar as instalações do Campus Porto Velho Zona Norte, que é a sede da parceria e onde ocorrerão as aulas presenciais, com as disciplinas ofertadas de maneira modular, e durante o período de pandemia por meio de ensino remoto emergencial.

Na ocasião, os docentes realizaram webmeeting, uma reunião de apresentação do curso aos servidores do IFRO, e também abordaram como se desenvolve o processo de seleção e ingresso no curso. A transmissão ocorreu na sede da Reitoria, em Porto Velho, de onde puderam participar presencialmente servidores que desejassem tirar dúvidas a respeito da nova oferta e parceria realizada.

“Considerando o perfil do curso, que está inserido na grande área de Administração, o mestrado tem como objetivos a formação de altos gestores, com metodologias e técnicas de trabalhos inovadoras, aliando conhecimento acadêmico e práticas de mercado, gestão e estratégia organizacional. A seleção é aberta a todos os servidores efetivos do IFRO, e atende a uma das áreas e atividades de atuação da instituição e também com maior demanda na instituição. O IFRO cumpre, desta forma, as metas do PDI e efetiva a elevação da qualificação de seus servidores”, explica a Coordenadora de Pós-Graduação do IFRO, Michele Gomes Noé da Costa.

O convênio celebrado, além do IFRO e do PPGE/UFRRJ, envolve a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (FAPUR/SICONV). O Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE/UFRRJ) foi criado em 2000, dedicando-se ao estudo das ações, meios, objetivos e políticas utilizadas pelas organizações nos diversos setores econômicos, de acordo com os padrões de concorrência vigentes e os níveis de desenvolvimento, considerando o mercado, a sociedade, o ambiente e as pessoas em suas dinâmicas intra e interorganizacionais.

Mais informações sobre o mestrado para a “Turma IFRO” estão neste LINK.

• UFFRJ-IFRO-ZN_1
  • UFFRJ-IFRO-ZN_2