IFRO seleciona propostas de Cursos MOOC

Publicado: Terça, 21 de Dezembro de 2021, 18h03 | Última atualização em Terça, 21 de Dezembro de 2021, 18h08

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou o edital de seleção de propostas internas e externas de Cursos Abertos Massivos Online (MOOC) para inserção na Plataforma MOOC. As propostas podem ser inscritas até 13 de fevereiro de 2022.

O objetivo do edital, disponível em https://portal.ifro.edu.br/portal-ifro/453-editais/educacao-a-distancia/11756-edital-n-15-2021-selecao-de-bolsistas-para-elaboracao-de-cursos-abertos-massivos-online-mooc, é selecionar bolsistas para a elaboração de Cursos MOOC, para disponibilização na plataforma MOOC. Esses cursos serão oferecidos na Plataforma Moodle Institucional de forma autoinstrucional, ou seja, sem tutoria e sem mediação do professor.

Os fluxos e os procedimentos para o registro, a análise e o acompanhamento dos cursos aprovados no presente edital devem, necessariamente, seguir o disposto no edital e na Instrução Normativa 1/2021/REIT - PROEX/REIT, disponível em https://portal.ifro.edu.br/educacaoadistancia-nav.

Podem propor Cursos MOOC através deste edital, profissionais especializados, internos ou externos ao IFRO, que possuam formação ou experiência comprovada na área relacionada ao do curso proposto.

Os cursos propostos devem ter temática inédita no âmbito do IFRO, considerando os cursos já publicados em https://mooc.ifro.edu.br/ ou em fase de elaboração, cuja consulta pode ser realizada por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os cursos que atendam os temas prioritários elencados a seguir receberão pontuação adicional na etapa de avaliação: a) gamificação; b) mediação de cursos EaD – limite máximo 20 horas; c) ferramentas gratuitas para gravação de videoaulas; d) plugins e ferramentas do Moodle (H5P, Questionários, Lição, Fórum, Tarefa); e) coordenação de cursos e legislação EaD; f) Cursos On-line Abertos e Massivos – limite máximo 20 horas; g) materiais didáticos digitais e Direito Autoral; h) Moodle para alunos (ambientação ao AVA); e i) metodologias ativas para a EaD.

Todas as propostas deverão ser enviadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O professor conteudista deverá apresentar na inscrição: a) comprovante de formação ou experiência comprovada na área relacionada ao curso proposto; b) proposta de curso, conforme o modelo de apresentação de proposta (Anexo I); e c) documentos comprobatórios de Titulação e Experiência Profissional (Anexo II). O curso proposto deverá possuir carga horária de 20, 30 ou 40 horas.

O pagamento das bolsas obedecerá aos valores por hora de trabalho, conforme previsto no Quadro 1 do Edital. Será realizado o pagamento de uma bolsa referente à carga horária do curso concluído ao Professor Conteudista proponente do curso.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 28/2/2022. As propostas que forem aprovadas deverão seguir o fluxo estabelecido na Instrução Normativa 1/2021/REIT - PROEX/REIT e as recomendações da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) para a elaboração do curso.

MOOC

A plataforma de aprendizagem MOOC do IFRO possui diferentes cursos abertos para a população em geral. Para acessar os cursos é necessário realizar cadastro no seguinte link: https://mooc.ifro.edu.br/ informando nome e e-mail. Ao finalizar os cursos livres ofertados, o próprio sistema emitirá o atestado de horas para o aluno.

Ofertados na modalidade EaD pela Diretoria de Educação a Distância do IFRO, os cursos têm acesso aberto, sem pré-requisitos para cursá-los, além de serem gratuitos, sem processo de seleção e sem limites de participantes.

Em inglês a sigla MOOC significa massive open online course. A plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pelo instituto TIM (TIM Tec) e adaptada pela equipe de Tecnologia da Informação do IFRO. Os cursos visam proporcionar à comunidade espaços de aprendizagem em rede para conectar pessoas e construir o conhecimento a partir dessas conexões.