ENCCEJA: participantes podem solicitar certificação através do IFRO

Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 14h52 | Última atualização em Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 15h29

Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) já podem solicitar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração de Proficiência Parcial através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). De acordo com o Painel de Indicadores do IFRO, foram emitidos, até o momento, 2.988 documentos.

img materia encceja certificacao

Para que o documento seja emitido pelo IFRO é necessário que o participante do ENCCEJA compareça na Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) do campus para o qual indicou a pretensão de certificação e apresente os documentos exigidos. “Conforme o Edital do Encceja, publicado anualmente, o candidato indicou a unidade certificadora, sendo assim, após a realização do exame, esses dados ficarão à disposição das instituições que aderiram à realização da certificação”, explica o Pró-Reitor de Ensino, Edslei Rodrigues de Almeida.

Estão aptos a receber a certificação os candidatos que realizaram a prova do ENCCEJA e que cumpriram todos os requisitos para a certificação: a) obter, no mínimo, 100 pontos em todas as áreas (ciências, matemática, história e geografia e português); b) obter, no mínimo, nota 5 na redação. “Se o candidato conseguir obter nota 100 somente em alguma das áreas listadas acima, ele poderá solicitar o Certificado Parcial de Proficiência”, lembra Edslei.

Os documentos solicitados para a emissão do certificado são: I. requerimento fornecido pela CRA do campus; II. cópia da Carteira de Identidade (ou outro documento oficial de identidade com foto) acompanhada da original; III. apresentação do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), que deverá ser consultado na base de dados do Governo Federal em: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp; IV. comprovante de residência; V. Certificado de Reservista (para o sexo masculino); VI.  Boletim Individual de Resultados expedidos pelo INEP, disponível no link: https://bit.ly/3DRZ1c5; VII. Declaração de Proficiência Parcial original de Áreas de Conhecimento; VIII. uma foto 3X4.

Segundo Edslei, nesta edição do Encceja, o participante pode solicitar o Certificado ou a Declaração Parcial em outro Estado, considerando que é um exame nacional, pois as certificadoras têm acesso a todos os resultados por estado e campus certificadores. “Nos anos anteriores, o candidato só poderia obter o certificado ou a declaração de proficiência na instituição que indicou no ato da inscrição”, ressalta.

Sobre o Encceja

O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

No Brasil e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

O interessado tem direito de fazer o ensino médio direto, sem a necessidade de fazer o ensino fundamental. “O ENCCEJA é visto como uma oportunidade ímpar para aqueles que não tiveram por algum motivo a chance de estudar, pois a comprovação de escolaridade abre possibilidades de uma colocação profissional melhor e ter novas chances de trabalho”, reforça Marta Quirino, Coordenadora Geral de Registros Acadêmicos Substituta.