Referência em Educação a Distância na Rede Federal, IFRO recebe visita técnica do IFRR

Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 13h38 | Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2021, 13h38

Visita IFRR ao IFRO 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) recebeu uma comitiva do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) em visita técnica para futura implantação de Centro de Educação a Distância (EaD) em Roraima. Estiveram presentes professores e técnicos do IFRR, que conheceram, nos dias 10 e 11 de novembro, as estruturas, a logística e a administração do Campus Porto Velho Zona Norte e o trabalho da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) na Reitoria do IFRO.

Segundo a equipe visitante, o IFRO é considerado uma das referências da Rede Federal e por isso foi escolhido para a busca de informações técnicas. Conforme a Diretora de Políticas de Educação a Distância do IFRR, Solange Almeida Santos, “a motivação da visita técnica foi em virtude da intenção da implantação de um centro de referência em Educação a Distância na rede IFRR. Num primeiro momento, fizemos uma busca em todos os IFs da região Norte. Considerando que o IFRO é uma referência na região Norte e nas demais regiões, a equipe decidiu por essa instituição para realizar essa experiência”.

Solange apontou situações que convergem no contexto entre os dois estados, como questões de acesso e a distribuição geográfica, reforçando a escolha em conhecer as experiências exitosas em cursos que já estão sendo oferecidos pelo IFRO em Rondônia e em outras regiões. Ela ainda explica que desde 2011 o IFRR possui cursos via EaD, e agora o objetivo é avançar, institucionalizando essa oferta, daí a busca por compreender as normativas, experiências, processos e pesquisa que ajudem a atender de fato a necessidade da comunidade local, minimizando os recursos a serem utilizados e mantendo a qualidade da oferta.

A visita da comitiva ao IFRO visa que os integrantes obtenham conhecimentos das estruturas, logística e funcionamento da EaD/IFRO para otimizar a educação a distância em Roraima.

Para o Diretor de Educação a Distância do IFRO, Aloir Pedruzzi Júnior, receber a equipe da instituição coirmã demonstra uma consolidação da Educação a Distância no cenário brasileiro. “Acredito que essa visita técnica vem construir pontes entre o Instituto Federal de Rondônia e o de Roraima, que podem contribuir com trocas de conhecimento do know-how do IFRO, assim como nós aprendermos mais sobre o IFRR. Esses conhecimentos podem ser repassados de forma a contribuir para o desenvolvimento das ações, de gestão e educacional, e assim fortalecer a ideia da Educação a Distância”.

A consolidação da EaD no Brasil, segundo Aloir, vai além dos números de matrículas, pois é um processo social. “É a universalidade da Educação a Distância, de modo a conseguirmos levar EaD para quem está isolado geograficamente, para aqueles que tenham condições sociais que os impeçam de adentrar numa escola pública ou particular, ou até mesmo àqueles que estão restritos de liberdade. A Educação a Distância pode, sim, chegar até mesmo aos apenados e reeducandos de modo a contribuir com essa educação dentro dos presídios. Então, é uma modalidade que cumpre um papel muito importante hoje: dar direito a uma educação pública e de qualidade e chegar às diversas pessoas nessas condições”.

O Instituto Federal de Roraima objetiva implantar um Centro de EaD no CNP (Campus Novo Paraíso), no município de Rorainópolis, ao Sul de Roraima. “O estreitamento de laços entre IFRO e IFRR vai possibilitar a ampliação e um fortalecimento do processo educacional do Norte”, ressalta o representante do IFRO.

A Diretora-Geral do Campus Novo Paraíso, Vanessa Rufino Vale Vasconcelos, diz ser necessário ganhar experiência a partir do trabalho realizado em Rondônia. “Hoje o IF Rondônia é referência, não só na região, mas no país, na Educação a Distância, na elaboração de material, no formato do curso e no alcance da população que mais precisa na área que ele tem expertise. Como é intuito do Campus Paraíso, está dentro do nosso planejamento o investimento na Educação a Distância devido às nossas limitações geográficas, estamos idealizando um centro de referência em EaD em Rorainópolis”.

Sobre a visita, a Diretora ainda fala que “a experiência tem sido rica, uma vez que estamos aprendendo com o campus que foi pioneiro na região, sobre como superaram problemas e minimizaram as dificuldades regionais”. Completando que são realidades semelhantes, daí a importância dessa ajuda mútua, de modo que o IFRR possa atender com excelência no estado de Roraima, também impactando positivamente vidas por meio da educação na modalidade a distância.

EaD/IFRO

Atualmente o IFRO possui educação a distância ofertada por 11 unidades (1 reitoria, 9 campi e 1 campus avançado), 44 polos em parceria com prefeituras e 6 polos em parceria com a Capes (UAB) no estado de Rondônia, 10 polos no estado da Paraíba, 1 polo em Pernambuco, 2 polos em Minas Gerais e 1 um polo internacional em Guayaramerín/Bolívia.

A oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância, por meio de parcerias firmadas no estado de Rondônia e com outros estados, tem sido uma estratégia adotada pelo IFRO para a expansão e democratização do ensino. Além de ascensão das políticas de inclusão educacional e profissional para as comunidades e, consequentemente, o benefício da construção de uma sociedade mais justa, investindo-se na oferta de programas de qualificação que oportunizem melhores condições de inserção social onde chegar a educação ofertada pelo Instituto Federal de Rondônia.

• Visita_IFRR_ao_IFRO_1
  • Visita_IFRR_ao_IFRO_2