Seminário Anual de Libras no IFRO será nos dias 12 e 13 de novembro

Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 17h41 | Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 17h41

SALIFO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia promove nesta sexta-feira e sábado (12 e 13 de novembro) o Salif (Seminário Anual de Libras no IFRO). O evento é nacional e visa proporcionar aprendizagem de diversas áreas da Língua de Sinais, além de dar visibilidade para a consolidação de novos profissionais. O foco do seminário é contribuir com novas visões e princípios de humanidade linguística essenciais para o desenvolvimento dos alunos surdos.

Com o tema “Libras e Tecnologia: o outro lado da pandemia”, este ano a atividade mostra que a pandemia gerou muitas mudanças comportamentais e estruturais na sociedade, como nas lives em que foi obrigatória a presença de tradutores intérpretes de Libras, falou-se mais de inclusão, e também se viu aumentar o protagonismo das pessoas surdas diante da maior acessibilidade e inclusão social.

O evento tem abertura às 10 horas do dia 12/11. Na parte da tarde, às 15 horas, a programação tem “Min e as Mãozinhas: conheça o 1º desenho animado em Libras”, com a presença de Paulo Henrique dos Santos. E às 20 horas, Tainá e Andrei Borges do canal Visurdo abordam “A importância das redes sociais para o protagonismo surdo”.

No segundo dia, às 10 horas, Leoni Ramos Souza Nascimento fala sobre “Como ser professor de aluno surdo?”. Haverá Apresentação Cultural a partir das 15 horas. E a cerimônia de encerramento do Salif ocorre às 18 horas.

As inscrições estão ocorrendo no link: https://www.even3.com.br/salif/.