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IFRO elabora documento visando contribuir na discussão nacional sobre a Conferência Mundial de Educação Superior 2022

Publicado: Sexta, 17 de Setembro de 2021, 09h46 | Última atualização em Sexta, 17 de Setembro de 2021, 09h46

 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) elaborou um dossiê em contribuição ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) nos embasamentos e proposições que serão apresentados para a Conferência Mundial de Educação Superior 2022.

A Conferência Mundial da Educação Superior (CMES 2022) irá ocorrer em Barcelona/Espanha, no próximo ano, envolvendo 10 eixos temáticos.  Durante a Conferência, a participação será limitada a três pessoas por Estado-Membro da Unesco. Diante da repercussão que a Conferência possui entre os responsáveis pela educação superior em todos os países, entidades como Conif, Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) e Abruc (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias) reuniram-se para uma reflexão sobre os temas propostos pela Unesco.

As entidades representativas nacionais buscam avaliar os valores subjacentes a essa proposta e sua relação com a realidade brasileira e latino-americana, organizando uma exposição comentada dos eixos que estarão em debate no evento internacional. A ação analisa a importância dos temas e aponta aspectos relevantes e sugestões de avanço das discussões para a melhoria da educação superior.

Intitulado “Dossiê: Contribuições do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia para a Conferência Mundial de Educação Superior 2022”, o documento conta com a produção autoral de servidores do IFRO.

Sergio Francisco Loss Franzin, um dos organizadores do documento, explica que “o Dossiê é uma forma de o IFRO fortalecer sua integração na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e apresentar fundamentos e experiências de sucesso para a superação dos problemas da Educação Superior no contexto dos Eixos da Conferência programada para 2022. Apesar do curto prazo dado (menos de 15 dias), ressaltamos o grande desprendimento e dedicação dos autores em entregar esta importante contribuição para o posicionamento do Brasil no cenário mundial da Educação Superior, com indicações para políticas públicas e experiências didático-pedagógicas e técnicas para a superação de problemas como os vivenciados durante esta fase de pandemia e de baixo investimento em educação.

Entre os debates que estão no Dossiê, constam: Impacto da covid-19 na educação superior (Mauro Henrique Miranda de Alcântara e William Kennedy do Amaral Souza), Preparação do futuro da educação superior: proposituras em consonância à Agenda 2030 da ONU (Aline Ramos Barbosa, Gedeli Ferrazzo, Iranira Geminiano de Melo, Leidiane da Silva Ferreira e Sheylla Chediak), Preparação do futuro da educação superior (Leidiane da Silva Ferreira), Inclusão na educação superior: desafios e perspectivas desde a América Latina e Caribe (Xênia de Castro Barbosa e Maria Enísia Soares de Souza), O “fortalecimento dos Napnes” no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia: um relato de experiência (Claudete Marques das Neves e Bruno J. B. Galasso), Governança na educação superior (Angelina Maria de Oliveira Licório e Diego Alexandre Duarte), e Ambiente virtual de aprendizagem inclusivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ilma Rodrigues de Souza Fausto).

Professora do Campus Ji-Paraná, Ilma Fausto diz estar “extremamente feliz em poder contribuir para um documento tão importante para o IFRO e demais instituições. E ratifica a importância da acessibilidade dentro da proposta da escola para todos”. Ela participou no eixo Produção de Dados e de Conhecimento, fazendo suas contribuições ao documento do IFRO abordando o AVA Inclusivo, que foi implantado dentro do Campus Ji-Paraná e posteriormente em outros campi.

Para a docente do Campus Porto Velho Zona Norte, Angelina Licório, poder participar do dossiê “foi uma oportunidade ímpar para mostrar, pelo menos um pouco, do muito que o IFRO tem feito, por meio de seus discentes, docentes e equipe técnica, em prol do desenvolvimento de Rondônia, quer pelo ensino, quer pela pesquisa ou pela extensão. Estamos ajudando a transformar o cenário de Rondônia, oportunizando ensino de excelência, democratizando a educação por meio de polos e campi, enfim ajudando a construir a história de Rondônia e foi um pouco dessa história de governança do IFRO, que trouxemos para o dossiê”.

Angelina completa que a Conferência Mundial traçará diretrizes e pactuações importantes acerca dos destinos da educação superior. “Nesse sentido, fico muito feliz de a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estar engajada na preparação de sua participação no referido evento, já que é crescente sua contribuição na oferta de cursos de ensino superior no Brasil e é justo, portanto, que tome lugar nos debates”, diz.

Na explicação da Professora do Campus Porto Velho Calama, Xênia de Castro, o artigo escrito em parceria com Enísia Soares foi de caráter exploratório: “constituiu-se de uma discussão inicial sobre desafios e perspectivas da inclusão na educação superior na América Latina e no Caribe, a partir de análise documental. Fizemos uma investigação de caráter qualitativo, com o objetivo de contribuir, ainda que de forma modesta, com a reflexão acerca dos desafios da inclusão educacional no Ensino Superior vividos pelos países dessas regiões geográficas, bem como de apontar para possíveis estratégias para a gestão coletiva desses desafios, considerando o contexto de diálogo e preparação da Conferência Mundial de Educação Superior de 2022”.

O dossiê de contribuições do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia para a Conferência Mundial de Educação Superior 2022 pode ser lido neste LINK.

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