IFRO é anfitrião de reunião técnica para estímulo e desenvolvimento de ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação em RO

Publicado: Sexta, 16 de Julho de 2021, 17h45 | Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 18h37

IFRO reunião Suframa 1

A reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) sediou, na manhã de terça-feira (13 de julho), uma reunião técnica com instituições locais, objetivando o estímulo e o desenvolvimento de competências para estruturação e amadurecimento do ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O encontro foi organizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e contou com a presença de representantes da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), da Universidade Federal de Rondônia (Unir), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron), das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca),  da Ecoporé, além de gestores do IFRO.

A reunião organizada pela Suframa também incluiu visitas aos campi Porto Velho Calama e Zona Norte, objetivando a habilitação das unidades ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA). A Suframa está ampliando as ações de fomento para além da Região Metropolitana de Manaus e o IFRO encontra-se na Zona de Desenvolvimento Sustentável dos estados do Amazonas, Rondônia e Acre.

Participaram os seguintes representantes: Marcelo Clinger Vieira Cavalcante (Coordenador-Geral CGTEC Suframa); Manoel Fernandes Amaral Filho (Superintendente-Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional Suframa); Vitor Cesar Picanço Lopes (Coordenador-Geral CGDER Suframa); Paulo R. Haddad (Presidente da Fapero); Professor Dr. Artur de Souza Moret (Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Unir); Dra. Nájla Benevides Matos (Fiocruz); Alexandre Porto (Uniron); Denny Vitor Barbosa Ramos (Fimca); Rangel Vieira de Miranda (Sebrae); José Rafael Lopes (Senai) e Marcelo Lucian Ferronato (Ecoporé).

O Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, destaca que nos últimos sete anos a instituição fez investimentos significativos para melhorar a qualificação do quadro de pessoal e também para ampliar a estrutura física e laboratorial, de modo que atualmente conta com mais 100 doutores, mais de 400 mestres no quadro de pessoal da instituição, além de 20 laboratórios e de 9 recém-implantados Centros de Inovação Tecnológica. “Estamos preparados para dar uma contribuição mais efetiva para o desenvolvimento sustentável do nosso estado e do nosso país por meio da formação profissional, mas também através do desenvolvimento de projetos e de ações de pesquisa, inovação e extensão tecnológica em estreita relação com a sociedade. No entanto, há a necessidade de ampliarmos os recursos extraorçamentários necessários para desenvolvermos essas ações. O credenciamento do Instituto na Suframa é uma das opções que teremos para que essa contribuição do IFRO se dê de forma efetiva e duradoura. Ficamos muito felizes, inicialmente com a proposta de credenciamento de algumas unidades, mas com o objetivo de até 2022 credenciarmos todas as unidades do IFRO e podermos efetivamente, em todo o estado, colocar a estrutura do IFRO e o seu quadro de pessoal à disposição de Rondônia e do país”, comenta o gestor.

Segundo Marcelo Cavalcante, Coordenador-Geral CGTEC Suframa, o encontro foi bastante oportuno. “Viemos apresentar um pouco do escopo da nossa atuação e conseguimos perceber que todos os atores que já estão aqui instruídos têm ciência dessa problemática e é interessante perceber o grau de articulação para que esse ecossistema de PD&I aqui do estado seja efetivamente desenvolvido. Há uma série de desafios, mas se houver uma ação sinérgica vamos conseguir angariar ótimos resultados daqui a algum tempo”, avalia.

Marcelo Ferronato, da Ecoporé, diz que o primeiro passo é formar um grupo de instituições de ciência e tecnologia aqui de Rondônia e a partir daí começar a fazer pesquisas voltadas à inovação para o desenvolvimento do estado. “Acho que esse foi o grande o objetivo da reunião. A aproximação com a Suframa e entre as organizações aqui reunidas é muito interessante e acredito que daqui por diante vamos conseguir avançar em algumas pautas”, pontua.

José Lopes, Coordenador Estadual de Inovação e Tecnologia do Senai, avaliou como muito positiva a reunião de aproximação entre as instituições. “Foi importante para a criação e a evolução do nosso ecossistema de inovação aqui do estado”, acrescenta.

• IFRO_-_reunião_Suframa_1
  • IFRO_-_reunião_Suframa_10