Jogos Eletrônicos do IFRO acontecerão em julho

Publicado: Terça, 29 de Junho de 2021, 17h35 | Última atualização em Terça, 20 de Julho de 2021, 12h55

eJIFRO 2021O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizará, entre os dias 20 e 23 de julho, a 1ª edição do eJIFRO Games 2021. O evento será realizado totalmente on-line, de modo que cada estudante/atleta participará de sua residência ou local adequado para a prática dos jogos eletrônicos. A previsão é de que os jogos sejam transmitidos pelo canal do YouTube do IFRO.

Os jogos virtuais disputados serão: Free Fire (Garena), League of Legends (Riot Games) e Xadrez Arena (Lichess) masculino e feminino. Cada campus poderá inscrever uma equipe em cada modalidade, de modo que cada unidade poderá ter até 18 participantes. “Todas as orientações relativas ao eJIFRO têm como base as diretrizes do Conselho de Organização dos Jogos dos IFs (COJIF) e do Conselho Nacional das Instituições Federais (CONIF). Trata-se, portanto, da Fase Estadual e classificatória para a Fase Nacional dos jogos”, informa o Coordenador de Cultura, Esporte e Cidadania do IFRO, Jeferson Cardoso da Silva.

Poderão se inscrever no eJIFRO Games 2021 os estudantes do IFRO devidamente matriculados e frequentando regularmente os cursos regulares no momento da participação nos jogos. Entendem-se como cursos regulares: Cursos Técnicos, Ensino Fundamental e Médio, Integrado, Subsequente, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Superior e Pós-Graduação. É vedada a inscrição de estudantes matriculados em programas de Formação Inicial e Continuada (FIC). “O estudante que já tenha concluído todas as disciplinas do seu curso e que esteja apenas finalizando o seu estágio curricular obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso não poderá participar do eJIFRO Games 2021” destaca Jeferson.

Jeferson ressalta que o eJIFRO será importante para promover a saúde mental de estudantes do IFRO, por meio de uma atividade competitiva cujas características permitem a participação, embora estes permaneçam em locais diferentes. “Além disso, o evento visa oportunizar a prática do e-Sport com ênfase na colaboração, na cooperação e nos valores morais entre companheiros e adversários; proporcionar a integração entre estudantes, servidores e sociedade em geral, além de vivenciar a pluralidade cultural em suas diversas e diferentes manifestações”, elenca.

Os regulamentos de todas as modalidades e o Edital com Chamada Interna para participação nos Jogos Eletrônicos do IFRO podem ser acessados no link: https://portal.ifro.edu.br/jifro-nav