IFRO se reúne com Comitiva Departamental do Beni/Bolívia

Publicado: Segunda, 28 de Junho de 2021, 17h49 | Última atualização em Segunda, 28 de Junho de 2021, 17h59

Reunião Bolívia BrasilIFRO 4Uma Comitiva Departamental do Beni se reuniu com representantes do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). O encontro ocorreu no dia 21 de junho, na Reitoria, em Porto Velho. O diálogo com a Mesa da Irmandade ocorre a cada dois anos com as instituições rondonienses, tendo os representantes do Beni o objetivo de iniciar diálogos e perspectivas de novas parcerias entre Bolívia e Rondônia.

A Comitiva do Beni foi composta pela Presidente da Assembleia Legislativa Departamental do Beni, Cecilia Giraldo Justiniano, e os deputados do Beni: Jenny Parada Mope; Katiuska Figueiroa e Edgar Segundo Rea Avaroma. Do Brasil, estavam Hélder Risler que representa a Mesa da Irmandade Bolívia-Rondônia, mais os gestores do IFRO: o Reitor Uberlando Tiburtino Leite, o Pró-Reitor de Ensino Edslei Rodrigues de Almeida, a Pró-Reitora de Extensão Goreth Reis, o Pró-Reitor de Pós-Graduação Gilmar Alves Lima Junior, o Diretor de Educação a Distância Aloir Pedruzzi, o Coordenador de Relações Internacionais Marcio Miranda e o Assessor Especial da Reitoria Walace Soares de Oliveira.

Segundo Hélder Risler, neste ano é o momento de o IFRO realizar o diálogo com os representantes do Beni, dentro da Mesa da Irmandade. Ao fazer a saudação à comitiva e apresentar a equipe presente, o Reitor Uberlando falou sobre a estrutura do Instituto, visando o início dos diálogos voltados para cooperação e parcerias institucionais.

A Presidente da Assembleia do Beni, Cecilia Giraldo Justiniano, apresentou a Comitiva e afirmou que a expectativa de estreitar as relações contribuindo para o desenvolvimento econômico, regional e social boliviano é grande tendo o IFRO como parceiro.

Na sequência, o Reitor destacou o significado social da instituição, estrutura e campi. Explicou a política de capacitação dos servidores em todos os níveis, a organização dos cursos e unidades, bem como os índices de estudantes matriculados e de formados entregues para a sociedade e mercado de trabalho do ensino técnico à pós-graduação. Além de ressaltar a parceria em EaD entre o Beni e IFRO, salientou que a proposta do Campus de Guajará-Mirim é de ser um binacional e estreitar relações de amizades entre os dois países.

Atualmente, o Instituto Federal de Rondônia possui parcerias firmadas com a Universidade Autônoma do Beni e em Trinidad. Um exemplo, segundo o Diretor da DEaD/IFRO, Aloir Pedruzzi, são dez professores do Beni cursando a pós-graduação em Gestão de EaD, pela parceria existente.

O Reitor do IFRO ainda evidenciou a importância da educação profissional, principalmente ofertando o nível técnico como uma possibilidade de transformação social através da qualificação e mão de obra, um diferencial quando se observam os índices da América Latina, que são baixos e precisam melhorar. “A proposta do IFRO é de educação profissional com características empreendedora, dinâmica e proativa que poderá transformar esse cenário. Assim, estamos implantando o Centro de Inovações e Tecnologia (CITs) em todos os nossos campi com projetos e parceiros incentivando a pesquisa, o ensino, a extensão, além de gestão buscando dialogar com o setor produtivo e apresentar soluções para as demandas que se fizerem necessárias”, mostrou Uberlando.

O diálogo e as parcerias do IFRO são feitos com instituições públicas e privadas, e buscam solucionar as demandas do setor produtivo e qualificar os alunos para inserção no mundo do trabalho. “Nossa expertise está à disposição dos nossos irmãos bolivianos para podermos colaborar, um exemplo é nossas parcerias já citadas com a Universidade Autônoma do Beni e com Trinidad que podem ser replicadas em outras áreas e instituições bolivianas”, completou o gestor.

Da reunião, ficou resolvido que havendo oficialização das demandas e parcerias, ambos os entes buscarão chegar a resultados, como soluções para questões relacionadas à documentação dos estudantes bolivianos na instituição, que atualmente já podem concorrer em qualquer curso ou campi do IFRO. Ou mesmo na criação de capacitações específicas, a exemplo das áreas de biotecnologia e área da saúde, em Guajará-Mirim, ou da área do agronegócio ofertada por outros campi, desenvolvendo pesquisas e projetos expressivos e de relevância. “Precisamos ter a oficialização das demandas, dessa forma podemos organizar propostas e adequação tanto ao ingresso quanto a projetos em parcerias”, concluiu o Uberlando Leite.

Na avaliação da Presidente da Assembleia do Beni, Cecilia Giraldo Justiniano, a reunião foi positiva, pois foram colocadas propostas interessantes que levará para a Assembleia do Beni para que sejam concretizadas. Ela ainda convidou o Reitor e sua equipe para que visitem a Assembleia do Beni e assim se possa retribuir a hospitalidade e receptividade.

• Reunião_Bolívia-BrasilIFRO_1
  • Reunião_Bolívia-BrasilIFRO_2