Programação alusiva ao Dia das Mulheres do IFRO conta com live, atendendo à necessidade atual de atividades remotas

Publicado: Segunda, 08 de Março de 2021, 12h05 | Última atualização em Quarta, 10 de Março de 2021, 12h44

IFRO Dia Internacional da MulherDuas lives estão marcadas para lembrar o Dia das Mulheres (8 de março) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) realiza no dia 10/3, às 10 horas, um evento direcionado a todos os servidores e colaboradores. Já a live “Mulheres que fazem ciência – Experiências e Perspectivas”, do Campus Cacoal, inicia às 19 horas desta segunda-feira (8/3) no canal do YouTube da unidade.

Na próxima quarta-feira, o evento promovido pela CISSP terá a presença da Psicóloga do TJ-RO e Psicoterapeuta Corporal, Mariangela Onofre, que explanará sobre como é ser mulher em tempos de pandemia. Na sequência, Eliane Alves, que falará sobre a prática do Ioga na saúde da mulher. A mediação do evento virtual será da Diretora de Gestão de Pessoas, Débora Gonçalves.

Essa ação é desenvolvida pela Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (CASQV/DGP/IFRO) e pela Comissão de Interna da Saúde do Servidor Público da Reitoria (CISSP), em parceria com a Assessoria de Comunicação e Eventos (Ascom/IFRO) e com o Gabinete da Reitoria. Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=QflTKPNg6J0.

Mulheres do IFRO

Para a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Pivetta, ser mulher nesse mundo hiperconectado, globalizado e pandêmico é ter que se dividir em várias. “No final do dia, nós já estamos exaustas, mas daí tem aquela corridinha, aquela caminhada, para poder espairecer e manter a forma, porque ser mulher também é beleza. Por muito tempo ser mulher foi sinônimo de fragilidade, de delicadeza, hoje é de garra, de determinação, de força, certeza de sucesso e de superar as mais diversas situações, sendo amor”, comenta.

Nas palavras de Jessica Rodrigues Menezes, Professora de Arquitetura e Urbanismo no Campus Vilhena: “Para mim é uma satisfação muito grande poder compartilhar o meu espaço de trabalho com outras mulheres que desempenham um papel tão importante na pesquisa, no ensino, na gestão e na extensão, e que com certeza são um exemplo e representatividade para nossas alunas, demonstrando que nós mulheres podemos desempenhar qualquer atividade e ocupar qualquer espaço”.

Também do Campus Vilhena, a Professora de Geografia, Maria Consuelo, acredita que comemorar o Dia Internacional da Mulher é celebrar as inúmeras lutas pelos direitos que as mulheres conquistaram ao longo do tempo. “Direitos esses que nos dias atuais nos parecem tão óbvios, mas por muitos anos foram negados, como a educação básica e o acesso às universidades. Comemorar o dia internacional da mulher é lembrarmos que somos capazes de mudar a realidade que vivemos, com muita luta, perseverança e coragem”, diz.

Mariana de Souza Cabecioni, Assistente de Aluno e Chefe do Departamento de Assistência ao Educando (Depae) do Campus Colorado do Oeste, mostra o quanto a mulher é guerreira: “Ela luta todos os dias pela sua família, pelo seu emprego, pelos seus estudos, luta pelos seus direitos. Neste dia nós queremos parabenizar todas as mulheres guerreiras desse nosso IFRO, desse nosso Brasil, que possamos cada vez mais ser valorizadas em todos os ambientes em que estivermos”.

Patrícia Berlini Alves Ferreira da Costa, Pedagoga/Orientadora Educacional do Campus Colorado do oeste, lembra que o dia da mulher foi oficializado por causa de uma luta histórica da representação feminina em 1970. “Muitas mulheres morreram em busca de seus ideais, de seus sonhos, de condições trabalhistas equiparadas às dos homens. Ser mulher para mim é exemplo de força, garra e determinação, por isso pra você mulher, parabéns, nesse dia que é tão especial”. Ela complementa: “quero dizer pra você mulher, que você é linda, poderosa, princesa, vencedora, que buscou um espaço na sociedade com muita garra e determinação, ser mulher pra mim é um exemplo de força”.

Mulheres e Meninas na Ciência

Em um levantamento recente da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propesp/IFRO) observou-se o trabalho que servidoras e que alunas bolsistas vêm desenvolvendo ao longo dos anos na pesquisa e na inovação no IFRO. “Atualmente, nas ações em andamento pela Propesp, como a Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica, participação nos cursos de mestrado ou doutorado através de nossas parcerias ou afastamentos, temos, no âmbito de servidores, próximo a paridade, onde 52% de pesquisadores homens e 48% de pesquisadoras mulheres representam as atividades vigentes”, comenta o Pró-Reitor Gilmar Alves Lima Júnior.

Em relação aos alunos e alunas bolsistas nos projetos de pesquisa, os números são de 60% com participação de meninas e 40% com participação de meninos. “Os números, por uma avaliação geral e ampla, mostram a força das mulheres e meninas desenvolvendo pesquisa atualmente no IFRO. Ratificamos, como Gestão, o compromisso com a igualdade de gênero no meio científico e tecnológico no IFRO”, descreve o Professor Gilmar.

Ele finaliza com a seguinte expectativa: “Nesse início de ano, que tenhamos força e ações institucionais para vencer o momento difícil que passamos quanto à pandemia da covid-19 e possamos desenvolver ações voltadas à igualdade de gênero e, como uma instituição de formação profissional e integral que somos, estamos certos que nossos resultados  reverberarão na sociedade por décadas”.

Confira no link o vídeo especial a todas as mulheres do IFRO: https://www.youtube.com/watch?v=fBXyNPRuMUk.