IFRO recebe recursos para reestruturação e modernização em Rondônia

Publicado: Quinta, 04 de Março de 2021, 18h09 | Última atualização em Segunda, 08 de Março de 2021, 12h06

Instituto Federal de Rondônia 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) irá receber um total de R$ 6.150.951,63 visando à reestruturação e modernização das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no estado de Rondônia. O aporte servirá para aquisição de equipamentos. Os recursos fazem parte da emenda de bancada no Orçamento Geral da União 2021, por meio dos deputados federais Lucio Mosquini, Jaqueline Cassol, Mariana Carvalho, Expedito Netto, Mauro Nazif e Léo Morais, e os senadores Confúcio Moura e Marcos Rogério.

O Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, agradeceu o apoio na indicação de recursos de Bancada ao Instituto Federal de Rondônia, especialmente em função dos cortes que as instituições federais de ensino vêm passando a cada ano em recursos com finalidade de investimento. Visando manter a atuação em educação profissional, em pesquisa e extensão, há necessidade de captação externa de recursos extraorçamentários. “Anualmente temos dialogado com a bancada federal, apresentando a importância das ações desenvolvidas pelo IFRO para o desenvolvimento do nosso estado e temos recebido o apoio dessa bancada”. Ele complementa: “Trata-se de um aporte fundamental para que as ações de estruturação e de desenvolvimento continuem em projetos que dão condições de trabalho e permitem avanços substanciais em ciência, tecnologia, formação profissional e resolução de problemas da comunidade”. Instituto Federal de Rondônia 2

Neste ano de 2021, mesmo com as necessidades apresentadas pela área de saúde, para combate à covid-19, oito representantes estaduais mantiveram o apoio ao IFRO. Para o Reitor, isso “[...] permite ao IFRO ampliar e consolidar a sua infraestrutura física existente, adquirir equipamentos e fomentar ações, principalmente, de formação de pessoas nas nossas unidades presenciais e também em outros locais por meio da nossa educação a distância, inserindo mais pessoas no processo educacional e trazendo oportunidades efetivas para que as pessoas se capacitem e se qualifiquem e contribuam cada vez mais para o desenvolvimento do estado de Rondônia e do nosso país”, realça Uberlando.

Instituto Federal de Rondônia 3Com o apoio recebido, contribui-se para que a educação profissional avance ainda mais em Rondônia. Nos últimos seis anos, foram implantados mais três campi (Guajará-Mirim, Jaru e São Miguel do Guaporé), bem como foram ampliadas as demais unidades, com laboratórios, salas de aula, ambientes administrativos, unidades de produção e outras frentes de investimento. “A redução de recursos no orçamento tem dificultado atender a todas as demandas, mas conseguimos manter mais de 40 mil alunos e formar mais de 11.500 profissionais somente em 2020. O apoio de Bancada Parlamentar constitui uma segurança para a manutenção e criação de muitas ações e a solução para diversas demandas”, avalia o Professor Uberlando.

O gestor do IFRO ainda mostra que os recursos destinados para uma instituição como o IFRO resultam, na prática, em benefício para milhares de pessoas, em curto, médio e longo prazo. “A construção de uma sala de aula ou laboratório, o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, a aquisição de máquinas, equipamentos ou materiais, dentre tantas outras possibilidades, são benefícios diretos e indiretos à sociedade brasileira, especialmente a rondoniense, que tanto carece de centros de excelência para sua formação e suporte”, completa.Instituto Federal de Rondônia 4

A busca do IFRO é em contribuir para que Rondônia mude seu perfil para um Estado moderno, que investe em soluções de crescimento e que gere desenvolvimento regional. Com isso, o Reitor destaca ainda que o IFRO, além de promover esta educação que transforma a vida das pessoas, presta serviços muito especiais, por meio de suas assessorias, consultorias, preparação para o empreendedorismo, produção de conhecimento e transferência de tecnologias, como soluções de mercado, da qualidade de vida e da sustentabilidade econômica e ambiental. “O apoio de cada Parlamentar ao IFRO é uma ponte de alcance da sociedade, que deposita em seus representantes políticos a mais alta confiança, como nós também fazemos. Este apoio é mais uma prova de que é possível e viável investir em educação e, notadamente, em educação profissional, científica e tecnológica”, finaliza.

Abaixo os valores destinados pela Bancada Parlamentar de Rondônia para o IFRO:

PARLAMENTAR

VALOR