IFRO e Embrapa discutem pautas de pesquisa e extensão

Publicado: Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 13h35 | Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 13h48

Reunião IFRO Embrapa 2

A pesquisa não se faz somente nos laboratórios, as ações e os projetos necessitam de alinhamento entre as agendas e os programas desenvolvidos. Com essa premissa, o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Uberlando Tiburtino Leite, no período da tarde de sexta-feira (19/02), recebeu na Reitoria (Porto Velho) o Chefe-Geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Alaerto L. Marcolan, e equipe para apresentação de agenda e de propostas institucionais de 2021.

A reunião foi acompanhada pelos Pró-Reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação e de Extensão, Gilmar Alves Lima Junior e Maria Goreth Araújo Reis, respectivamente, e também pelos servidores Henrique Nery Cipriani e Frederico José Evangelista Botelho da Embrapa. Após uma breve apresentação institucional, o diálogo inicial já demostrou afinidades em relação a agendas, ações e projetos de ambas as instituições.

O Pró-Reitor Gilmar salientou sobre a parceria e doação de bibliotecas da Embrapa ao IFRO, bem como de imersão, dia de campo e outros eventos. “Uma das propostas é organizar parcerias envolvendo nossos alunos dos cursos técnicos a pós-graduação. A abrangência da oferta, tanto para a qualificação de servidores quanto para o agronegócio, também é um desafio de ambas as instituições. Somos um estado com grande potencial de desenvolvimento do agronegócio, dessa forma, qualificar profissionais de nível técnico a pós-graduação para a Agricultura 4.0 é de suma importância. Alinhar a inovação e tecnologia para o setor produtivo é fator de desenvolvimento e riqueza para o estado”, disse Gilmar.

A Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, mostrou os índices e os dados da Extensão, os quais correspondem a 6 incubadoras instaladas, 60 startups, 500 projetos de extensão, 1.000 alunos bolsistas, 500 jovens de escolas públicas periféricas capacitados e 2.500 mulheres empreendedoras. “Esses números são de 2021, todos voltados para a transformação social desde 2020”, disse.

Em 2020, o IFRO qualificou mais de 11.500 profissionais nos cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), técnicos, ensino superior e pós-graduação. O Reitor Uberlando apresentou os índices institucionais e destacou como os alunos do IFRO são preparados para a cultura de pesquisa e empreendedorismo. “Dessa forma, a absorção de nossos egressos em todos os níveis é de grande relevância para o mercado de trabalho, sendo um diferencial de qualidade na educação de Rondônia e da região Norte. A eficiência de gestão e orçamentária é aprimorada no IFRO ano após ano, resultando na qualidade e investimento do custo aluno, sendo o menor custo por aluno da Rede Federal”, explicou o Reitor.

Alaerto concordou que a qualificação dos professores do IFRO e a qualidade de seus laboratórios são essenciais na formação dos novos profissionais. Ele mesmo foi aluno do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen e ressaltou a importância da qualificação dos seus professores em sua formação como fundamental.

Uma das possibilidades de parceria imediatas, segundo o Reitor Uberlando, que pode ser estendida de forma rápida para a sociedade e em parceria com a Embrapa é a utilização da plataforma MOOC. “A nossa plataforma de cursos livres on-line, principalmente, voltados a cursos FIC ou de iniciação ao mercado de trabalho. Tanto a plataforma, quanto a utilização de nossos estúdios de produção para os cursos dela. Essa é uma das várias propostas de parcerias entre as duas instituições”, disse o gestor.

Uberlando destacou que um dos grandes desafios é ampliar e melhorar a formação de profissionais de nível médio. “Potencializar essa oferta é desenvolver e criar empregos agregado a riquezas para todos, visando à qualificação profissional. A oferta dos cursos, estrutura e pessoal do IFRO está à disposição da Embrapa e parceiros para potencializar as soluções de demandas, incentivo, qualificação, ações e projetos numa parceria de desenvolvimento e qualidade. O IFRO, mesmo com a pandemia, tem 50 projetos de pesquisa em andamento, todos ligados à solução e inovação para a Agricultura 4.0”, informou.

O Chefe-Geral Alaerto e equipe concordaram que o estreitamento das relações institucionais entre IFRO e a Embrapa impulsiona o alinhamento estratégico para apresentar à sociedade a necessidade e a importância da manutenção de investimento em ambas as instituições. “Afinal, elas trazem resultados para toda a sociedade e o investimento garante o desenvolvimento amazônico. Compartilhar esforços é o caminho do sucesso. A sintonia das agendas proporciona o diálogo e a integração do desenvolvimento regional. A pesquisa, a qualificação e a produtividade, aliadas à tecnologia e inovação, contribuem para a formação de melhores profissionais e cidadãos”, destacou o gestor da Embrapa.

• Reunião_-_IFRO_-_Embrapa_1
  • Reunião_-_IFRO_-_Embrapa_2