IFRO e Fapero têm encontro para discutir ciência e tecnologia em Rondônia

Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 16h26 | Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 16h27

Reunião Fapero e IFRO 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e a Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) tiveram reunião nesta sexta-feira, 19/2. Participaram representando o IFRO, o Reitor Uberlando Leite, a Pró-Reitora de Extensão Goreth Reis e o Pró-Reitor de Pesquisa Gilmar Alves. Eles receberam o Presidente da Fapero, Leandro Soares Moreira Dill. A atividade de aproximação entre as agendas institucionais visa identificar demandas, organizar prioridades de ações e potencializar a eficiência do setor público da área científica no estado.

A reunião dá continuidade ao planejamento da Reitoria do IFRO de apresentar e alinhar pautas institucionais com parceiros regionais. A iniciativa leva em consideração a necessidade de políticas públicas, de ações de incentivo e de valorização da pesquisa e da ciência, bem como a construção da cultura de inovação e empreendedorismo, que buscam alinhar e preparar a qualificação da mão de obra especializada no processo de desenvolvimento de Rondônia.

O Reitor Uberlando observou que a união das instituições públicas é fundamental para agilizar diálogos, projetos e produção. Estando o IFRO à disposição para aproximar e buscar parceria com esses objetivos. Já Leandro Dill ressaltou a importância do incentivo e de uma agenda para a pesquisa. Segundo ele, essas ações devem ser constantes para a transformação do estado. O representante da Fapero ainda concordou com o Reitor quanto à necessidade de ações que construam essa cultura, visando a modernização da produção de todas as áreas do conhecimento e auxiliando todos os setores produtivos.

Conforme os gestores, o desenvolvimento de qualquer nação está intimamente ligado a uma educação de qualidade e sua capacidade de pesquisa e produção científica. Na sociedade atual, o maior produto é justamente conhecimento e informação atrelados na solução de problemas, seja por processos ou por produtos. Nesse sentido, exigem-se ações que fomentem a capacitação e qualificação de pessoal e a preparação de capital humano para a transformação da realidade de uma sociedade.

Em sua fala, Uberlando Leite afirmou que esse movimento institucional articulado entre agendas e propostas é essencial e prioritário para a transformação e a geração de riqueza no âmbito estadual. E um dos desafios é justamente continuar a preparar e qualificar professores e técnicos, melhorando e aumentando a eficiência na gestão, processos e educação. Entre as propostas de ambas as instituições está o incentivo à qualificação de mestres e doutores, que busca incentivar e fixar os profissionais em Rondônia.

O Ministério da Educação (MEC) solicitou o levantamento de projetos de pesquisas relacionados ao agronegócio das instituições. E consta no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRO a integração e o desenvolvimento de uma cultura de pesquisa desde o ensino técnico, e de uma cultura de inovação e visão empreendedora. Aumentar a oferta de pós-graduação e pesquisa resulta em incentivar, ampliar a produção e avançar em sua qualidade. E ela deve ser ofertada em áreas estratégicas, buscando a associação institucional que potencializa, otimiza recursos e propõe identificar as reais demandas e soluções necessitadas.

O Reitor lembra que os Centros de Tecnologia e Inovação (CTIs/IFRO) estão abertos para receber pesquisadores, parcerias com outras instituições públicas e privadas e projetos que beneficiem o estado. No caso da Fapero, Leandro Dill explica que eles estão propondo um alinhamento com o Ministério da Ciência e Tecnologia, em que seria possível o IFRO participar.

Gilmar Alves observa a importância dos CTIs e que eles estão distribuídos pelos campi do IFRO conforme seu perfil nas seguintes áreas de atuação: Agropecuária 4.0; Tecnologias Sustentáveis; Café; Recursos Naturais da Amazônia; Eficiência Energética; Eficiência de Gestão; e Biotecnologia. São 45 laboratórios que o Instituto Federal de Rondônia possui para atender o setor produtivo. E uma parceria que enviará 10 professores para intercâmbio na Finlândia, justamente objetivando ações de pesquisa, ensino e extensão com o setor produtivo, voltadas para atender o projeto dos CTIs.

Os Centros de Inovação e Tecnologia do IFRO integrarão ações para o desenvolvimento e a produção no fomento de forma organizacional das ações e soluções de problemas para todos os setores, possibilitando otimizar os recursos, as estruturas, o pessoal e os projetos. “Cremos que o diálogo institucional público e privado, a valorização da educação pública de qualidade, a organização de políticas públicas, o reconhecimento do serviço público e suas instituições, bem como os servidores, é que serão os verdadeiros agentes de transformação de nossa sociedade. A nossa proposta é justamente a transformação pela educação”, finaliza Uberlando Leite.

• Reunião_Fapero_e_IFRO
  • Reunião_Fapero_e_IFRO_1