IFRO realizará 5º Encontro dos bibliotecários, auxiliares e representantes de bibliotecas

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 16h49 | Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2020, 16h52

A Pró-Reitoria de Ensino e a Assessoria de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) irão promover nos dias 12 e 13 de novembro o 5º Encontro dos bibliotecários, auxiliares e representantes de bibliotecas da instituição. O evento contará com palestras e oficinas e acontecerá de forma on-line, através da plataforma Google Meet. Os interessados devem se inscrever até o dia 13 de novembro através do seguinte link: https://www.even3.com.br/5edbaerdb2020/

Em 2020, a edição gira em torno da seguinte temática: Gestão contra crise organizacional e tecnologia. O bibliotecário e assessor de bibliotecas do IFRO, Pedro Paulo Almeida Martins, explica que esta edição será um desafio, pois todas as versões do evento nos anos anteriores aconteciam presencialmente. “Mesmo em tempo de pandemia com o distanciamento social e atividades remotas, é necessário proporcionar um evento que possa contribuir para troca de informações entre os profissionais da informação do IFRO”, destaca.

O evento, que contará com dois dias programação, tem objetivo principal de juntar os bibliotecários, auxiliares, técnicos e representantes de bibliotecas do IFRO para fomentar melhores práticas e desenvolvimento de expertise, oportunizando momentos de capacitação aos servidores. “Um espaço significativo para os bibliotecários e demais servidores que desempenham suas atribuições nas bibliotecas do IFRO, a troca de ideias das práticas biblioteconômicas, experiências e dúvidas, e absorção de conhecimento por meio dos ciclos de palestras e oficina”, ressalta Pedro Paulo.

Parceria

O evento conta com parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em algumas atividades. As servidoras da Embrapa, Vânia Beatriz Vasconcelos Oliveira e Juliana Andrea Oliveira Batista, farão apresentação do projeto AMAZOCOM, que tem por finalidade desenvolver, orientar e monitorar, por meio de indicadores, as ações de comunicação, transferência de tecnologia, intercâmbio e construção de conhecimentos voltados para o desenvolvimento territorial, no âmbito do Projeto Integrado da Amazônia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, disseminando informação sobre formas de redução do desmatamento e da degradação florestal no bioma Amazônia. Na oportunidade, também serão entregues simbolicamente no dia 13 de novembro, estantes e doação de exemplares para cinco campi do IFRO, além de capacitação das bibliotecas, intitulada “Multiplicadores: bibliotecários/as, auxiliares e representantes de bibliotecas”.

Cronograma

A abertura do evento contará com palestra intitulada “Crise das Bibliotecas”, a ser ministrada pela bibliotecária da Embrapa, Alessandra Rodrigues Silva, às 9 horas, no dia 12 de novembro. Logo em seguida, o tema a ser discutido em palestra será “Redes Sociais e Bibliotecas: adapte-se ou fique fora do jogo”, a ser exposto pelo bibliotecário da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Thiago Giordano Siqueira.

Para o segundo dia de evento (13 de novembro) está prevista a oficina “Treinamento das Bases de Dados da Capes”, que será conduzida pela bibliotecária Geyse Maria Almeida Costa de Carvalho da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).