Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação-PROPESP

Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2015, 08h25 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2019, 14h59

Com vistas a ser uma referência na oferta de Educação Profissional, Científica e Tecnológica dentro da Região Amazônica, o Instituto Federal de Rondônia desenvolverá atividades de Pesquisa em sintonia com os arranjos produtivos locais e regionais.

O IFRO concebe que ao ato de pesquisar deve estar ancorado em dois princípios indissociáveis: o Científico, que se consolida na construção da ciência; e o Educativo, que se refere à atitude de questionamento diante da realidade.

Nessa perspectiva, a pesquisa priorizará as seguintes ações:

- Investimento na qualificação de docentes e técnicos administrativos em programas recomendados pelas agências de fomento;

- Oferta de Cursos de Pós-Graduação: Especialização, Mestrado e Doutorado;

- Estímulo à produção científica relevante e indutora de tecnologias e sua disseminação para a sociedade;

- Valorização da pesquisa científica e tecnológica de qualidade e implementação de mecanismos para difusão de conhecimentos;

- Ampliação do número de alunos e professores, em todos os níveis de ensino, em programas de bolsas de iniciação científica e outros programas de fomento à pesquisa;

- Criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), para apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa básica e aplicada e a transferência de tecnologia;

- Estruturação, credenciamento e fortalecimento dos núcleos de pesquisa nos campi;

- Criação de Periódico Técnico-Científico Institucional;

- Promoção de intercâmbio científico com instituições nacionais e internacionais;

- Parcerias com instituições fomentadoras de pesquisa e com empresas, visando à obtenção de financiamentos de projetos;

- Apoio institucional a docentes, discentes e técnico-administrativos na socialização dos resultados das pesquisas.

O trabalho da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação é realizado por meio dos recursos próprios do IFRO, de parcerias e convênios com agências e empresas de fomento nas áreas afins à Pró-Reitoria. Criada em agosto de 2009, como resposta às demandas crescentes na Instituição, já em setembro de 2009 a Pró-Reitoria lançava edital para o Programa “Pesquisador Iniciante do IFRO”, dando início às atividades na área de pesquisa. Em dezembro de 2009 a SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) aprova plano de trabalho para a implementação dos NIT (Núcleos de Inovação Tecnológica) em seis campi do IFRO.

Os desafios da Pró-Reitoria são grandes e estão em consonância com aqueles do IFRO, e podem ser explicitados como a seguir:

- Implantar Grupos de Pesquisa;

- Desenvolver Pesquisa de base e aplicada;

- Implementar cursos de Pós-Graduação Lato Sensu para a Sociedade em áreas que o IFRO conte com pessoal e estrutura;

- Articular Pós-Graduação Stricto Sensu para Docentes e Técnico Administrativos da Instituição em área de interesse do IFRO;

- Implementar Núcleos de Inovação Tecnológica nos Campus do IFRO;

- Articular dentro da Instituição resultados de Pesquisa que se constituam inovação tecnológica;

- Articular nas Instituições e agências de fomento recursos nas áreas afins da Pró-Reitoria;

Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação: Gilmar Alves Lima Junior