Seminário de Autoavaliação Local do ProfEPT/IFRO acontecerá nos dias 9 e 15 de outubro

Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 17h12 | Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2020, 10h13

Nos dias 9 e 15 de outubro de 2020, das 8h30 às 12 h, acontecerá o Seminário de Autoavaliação Local do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que envolverá gestores, docentes, discentes e egressos do Programa. A abertura do evento contará com a presença do Pró-Reitor do IFRO, Gilmar Alves Lima Junior, e da Coordenadora de Pós-Graduação do IFRO, Daniela Toda. O seminário será realizado via webconferência, através da plataforma Google Meet.

A realização do evento busca atender aos critérios da nova avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que exige um processo de autoavaliação dos programas de pós-graduação. Para tanto, durante os meses de julho e agosto de 2020, os atores diretamente envolvidos no desenvolvimento das ações do programa (coordenação do curso, docentes, discentes e egressos) realizaram o preenchimento de um instrumento de autoavaliação. Essa atividade foi realizada por meio do Observatório Nacional do ProfEPT. Para conhecer os resultados obtidos acesse: https://obsprofept.midi.upt.iftm.edu.br/autoAvalRelPrograma.

Dentre os objetivos do Seminário estão: divulgar à comunidade local do ProfEPT os resultados da autoavaliação da Instituição Associada (IA); refletir crítica e coletivamente sobre os resultados da autoavaliação da IA, identificando os pontos fortes e as fragilidades do ProfEPT na IA; propor, participativamente, estratégias de ação que visem melhorias do Programa na IA; elaborar o relatório de autoavaliação da IA; e contribuir com a autoavaliação nacional do ProfEPT como Programa em Rede.

Nacionalmente, a autoavaliação do ProfEPT é coordenada pelo Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico (NAPE), liderado pela Professora Clarice Escott, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre. No IFRO, a comissão instituída para o desenvolvimento das atividades é liderada pelo Professor Alexandre Oliveira, do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e que atua como professor orientador permanente do ProfEPT/IFRO. Os resultados do Seminário do IFRO serão encaminhados ao NAPE e à Coordenação Nacional para gerar o relatório nacional e construirá o Planejamento Estratégico do Programa que será encaminhado à Capes.