IFRO abre seleção para acadêmicos e professores do Programa de Residência Pedagógica

Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 15h42 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 11h41

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia realiza de 1º a 15/09/2020 o Processo Seletivo 2020 para acadêmicos das licenciaturas serem alunos bolsistas residentes e para professores bolsistas preceptores do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP). A seleção prevê 96 vagas para alunos residentes bolsistas e 12 vagas para professores preceptores.

Coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o edital considera publicações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sobre propostas e de concessão de bolsas e de regime de colaboração no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Os recursos financeiros destinam-se, exclusivamente, ao pagamento de bolsas para os alunos das licenciaturas do IFRO participantes do Programa e professores preceptores e, também, para o custeio das atividades do projeto. O valor da bolsa para licenciandos está fixado em R$ 400 mensais. E o valor da bolsa para Professor Preceptor é de R$ 765. Os valores a serem pagos diretamente aos beneficiários ocorrerão em conta corrente, pela Capes, durante a execução do Projeto.

A bolsa tem duração de até 18 meses, conforme os termos do Edital Capes Nº 01/2020. Durante a execução do Projeto, será permitida a substituição do bolsista residente ao final de cada módulo de 138 horas integralizadas/concluídas, no caso de descumprimento das exigências previstas no projeto Programa Institucional de Residência Pedagógica.

Poderão candidatar-se às bolsas de aluno de Residência Pedagógica os acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Biologia dos Campi Ariquemes e Colorado do Oeste, Matemática dos Campi Cacoal e Vilhena, Química do Campus Ji-Paraná, Física do Campus Porto Velho Calama, Ciências com Habilitação em Química do Campus Guajará-Mirim e Geografia do Campus Cacoal.

Já o público das bolsas de professores preceptores são os docentes com formação na área dos subprojetos e que estejam atuando na docência em uma das escolas parceiras do Programa Institucional de Residência Pedagógica do IFRO, conforme habilitação pela Capes e listadas no edital.

Seleção

A seleção para os candidatos às bolsas de Aluno Residente e de Professor Preceptor será conduzida pelo Docente Orientador de cada subprojeto e contará com as seguintes etapas e critérios: uma primeira etapa eliminatória de homologação das inscrições a partir da conferência da documentação anexada no ato da inscrição. E uma segunda etapa eliminatória e classificatória, de entrevista e análise de documentação submetida no ato de preenchimento da ficha de inscrição.

Os candidatos devem acompanhar o cronograma e as publicações. Podem ser alunos residentes bolsistas aqueles que estão devidamente matriculados em cursos superiores de Licenciatura do IFRO nos Campi Porto Velho Calama, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena e Colorado do Oeste e Guajará-Mirim. Eles desenvolverão seus projetos, sob a orientação de Professores Preceptores, em escolas de educação básica da rede Estadual de Ensino do estado de Rondônia, no período compreendido entre agosto de 2020 a janeiro de 2022. O cronograma de seleção tem previsão de lançamento do resultado final, após análise dos recursos, no dia 02/10.

O Programa de Residência Pedagógica visa aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de Licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercer de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnósticos sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. Também é objetivo fomentar a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica; fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, de modo que promova a sinergia entre a entidade formadora e a que recebe o egresso da Licenciatura e estimule o protagonismo das redes de ensino na formação de professores; promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da Educação Básica alinhada às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e promover ações de apoio aos discentes de Licenciatura focadas na permanência e êxito, por meio de auxílios ou bolsas.

Com total de 414 horas de atividades distribuídas em três módulos de 138 horas cada, a Residência Pedagógica possui 86 horas destinadas à preparação da equipe, estudos de conteúdos e metodologias, ambientação, observação, relatórios e avaliação das experiências; 12 horas para preparação de planos de aulas; e 40 horas destinadas à regência.

A Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por discente regularmente matriculado em curso de Licenciatura do IFRO e desenvolvida em uma escola pública de educação básica, denominada escola-campo. Nesta escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da Educação Básica, denominado professor preceptor. Pode haver participação remunerada por bolsa, na qual o aluno é denominado residente bolsista, portanto, sem caracterizar vínculo empregatício. E Voluntária (sem bolsa), em que o aluno é denominado residente não-bolsista.

Para verificar as escolas (escolas do estado e campi do IFRO) cadastradas que poderão receber o Programa de Residência Pedagógica de 2020, documentos necessários para inscrições e demais informações do edital, acesse AQUI