IFRO apoia ações de extensão e pesquisa durante a pandemia

Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2020, 13h41 | Última atualização em Quinta, 06 de Agosto de 2020, 13h43

Arquivo Campus Ji Paraná Protetores FaciaisO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio das Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesp), está apoiando projetos de pesquisa e/ou extensão tecnológica que objetivem o desenvolvimento de produtos e ações de enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19). O apoio vem ocorrendo por meio de recursos próprios ou captados junto ao Ministério da Educação (MEC).

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Gilmar Alves, “o Instituto Federal de Rondônia candidatou-se à liberação de recursos via Ministério da Educação, bem como utilizou recursos do próprio orçamento para desenvolver cerca de 30 projetos de pesquisa e extensão que somam valores superiores a R$ 500 mil. Nós começamos a executar desde o mês de março e a previsão de término dos últimos projetos é para outubro. Estamos recebendo demandas diárias de secretarias municipais, da Agevisa, da saúde indígena, do Corpo de Bombeiros, do Tribunal de Justiça. Nós montamos uma verdadeira rede de contatos de demandas neste período e vamos buscar atender a cada um dos pedidos. Principalmente dentre os projetos realizados de produção de álcool em gel, sanitizantes, EPIs (como máscaras e face shields) e projetos mais técnicos como o desenvolvimento de respiradores de baixo custo, ou algo mais voltado à pesquisa aplicada à saúde pública. O IFRO deve acompanhar os desdobramentos do enfrentamento da covid-19 e propor novos projetos de acordo com a realidade do estado de Rondônia”.

Entre os mais de 30 projetos em execução, Gilmar enfatiza: “Nós temos hoje alunos e servidores envolvidos nas ações, dentre as quais nós destacamos principalmente as ações de produção de álcool em gel e de produção de EPIs, em especial máscaras. Nós temos dentro dos projetos um público específico que são os órgãos de saúde, os profissionais que estão na linha de frente, a saúde indígena, o Corpo de Bombeiros, as secretarias municipais de saúde e as prefeituras. Firmamos parcerias com o Ministério Público e com o Tribunal de Justiça. Criamos uma rede de contatos nestes últimos meses em que o Instituto se colocou à disposição de toda a sociedade de Rondônia e estamos atendendo caso a caso as demandas que vem surgindo”.

Segundo o Pró-Reitor, a instituição tem feito novos planejamentos conforme as fases de contágio e de transmissão vão se apresentando. “O Instituto Federal vai mudando a sua forma de execução, os projetos propostos, a fim de atender a sociedade de Rondônia em um momento tão difícil e complicado como esse de enfrentamento da covid-19”.

Projetos Aprovados

Um dos editais de apoio financeiro a projetos de pesquisa e extensão para prevenção e enfrentamento da covid-19 está disponível em AQUI. Nesse, a chamada interna selecionou projetos a serem desenvolvidos a partir de abril. O valor total destinado pelo edital foi de R$ 310 mil, contemplando os custeios das taxas de bancada (R$ 250 mil) e bolsas estudantis (R$ 60 mil) em 24 diferentes projetos.

Todos os campi do IFRO foram contemplados com recursos para o desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas. A Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, descreve a natureza dos projetos aprovados. “Temos desde a produção de álcool em gel até o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas como a produção de respiradores de baixo custo, através de impressoras 3D, e o desenvolvimento de um sistema de acoplamento de acionamento por proximidade para botões de elevadores e totem de retiradas de senhas”.

Conforme Goreth, “entre as mais diversas tecnologias, temos ainda como exemplo uma solução de e-commerce para feirantes e produtores rurais da agricultura familiar, um público que foi altamente prejudicado com os impactos da pandemia. A solução permite que os produtores e feirantes consigam vender seus produtos pela internet e assim continuar gerando renda para as suas famílias”.

Atualmente, o IFRO possui dez campi em nove diferentes municípios (Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena), além dos polos de educação a distância em outras cidades. “Somos conscientes do papel social que devemos desempenhar e é gratificante acompanhar o empenho de tantos profissionais comprometidos com ações em diferentes frentes. O IFRO está cada vez mais próximo da sociedade e essa articulação fortalece o processo educacional que tanto prezamos, ou seja, uma educação pública, de qualidade e que proporcione a transformação social, por meio da atuação de seus servidores e alunos”, finaliza a Pró-Reitora de Extensão.