Campus Ji-Paraná faz distribuição de cadernetas de saúde aos alunos

Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2017, 17h51 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2017, 10h31 | Acessos: 2443

Campus Ji Paraná 1

Foi realizada a distribuição das cadernetas de saúde aos alunos do primeiro ano dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. Também foram verificados o peso e a altura para cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) e feita uma avaliação nutricional. Posteriormente, verificou-se a pressão arterial e realizou-se a triagem de acuidade visual pela Escala de Sinais de Snellen. A atividade ocorreu na quadra poliesportiva do Campus Ji-Paraná, na tarde de quarta-feira (12).

O aluno Gustavo Farias Souza Lima afirmou que “essa ação é muito boa, pois às vezes temos um problema de saúde e ainda nem sabemos, e isso ajuda bastante a nos orientar sobre como está a nossa saúde”. Para a aluna Júlia Naira de Oliveira Andrade, que também fez os exames, além de ser interessante acompanhar a vida e a saúde dos alunos, é importante poder “aconselhar a respeito dos cuidados com a saúde que podemos levar para o futuro”.

Segundo a enfermeira do Campus, Rosieli Pinho Gonzaga da Silva, “essa ação é uma das formas de estarmos executando a promoção e a prevenção da saúde dos adolescentes. Estamos orientando e realizando a identificação de casos que precisam ser encaminhados para os serviços médicos especializados. A partir dessa atividade, podemos ter uma ideia do estado nutricional dos estudantes, bem como se sua pressão está elevada, se possui baixa visão, entre outros”. Rosieli ainda explica que neste primeiro momento o projeto da Coordenação de Assistência ao Educando atendeu às turmas A, e em breve se repetirá com os alunos da turma B. “A ideia é realizar todos os anos essa atividade com os primeiros anos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio”, ressaltou.

O evento contou com a colaboração dos estagiários do curso Técnico em Enfermagem do Senac e nutricionistas da Semed (Secretaria Municipal de Educação).  A estudante do curso técnico em Enfermagem, Joaquina Soares, considerou importante a ação, porque “muitos desses adolescentes não sabem o que é hipertensão, por exemplo, e através dessa caderneta eles podem fazer um acompanhamento com os pais e cuidar da sua alimentação e realizar mais exercícios físicos”.

• Campus_Ji-Paraná__1
  • Campus_Ji-Paraná__2