Guajará Mirim Prof. IFRO 20 09 2018

Com o objetivo de promover ações de capacitação e qualificação profissional do corpo docente e da equipe técnico-pedagógica, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia instituiu o Catálogo Institucional de Formadores do IFRO.

O Pró-Reitor de Ensino, Moisés Rosa, explica que o Catálogo visa, dentre outras questões, oportunizar a partilha e a recepção de conhecimentos e experiências exitosas por meio de oficinas e minicursos que tratem de assuntos concernentes ao processo de ensino e de aprendizagem, bem como valorizar os servidores (docentes e TAEs) como sujeitos do processo de formação.

“O Catálogo, além de atender ao inciso IX, Art. 87, do Regimento Geral do IFRO, atende à Resolução 6/2012/MEC/CNE, especificamente no parágrafo § 4º que diz: ‘A formação inicial não esgota as possibilidades de qualificação profissional e desenvolvimento dos professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, cabendo aos sistemas e às instituições de ensino a organização e a viabilização de ações destinadas à formação continuada de professores’”, informa o pró-reitor.

Capacitações realizadas

Neste ano, já foram realizadas capacitações nos campi: Jaru (seis capacitações); Colorado do Oeste (quatro capacitações); Vilhena (duas capacitações); Ji-Paraná (duas capacitações); Guajará-Mirim (três capacitações); Ariquemes (duas capacitações) e Cacoal (uma capacitação).

Dentre os assuntos trabalhados nas capacitações estavam: metodologias de ensino, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), planos de ensino, avaliação da aprendizagem, recursos pedagógicos, tecnologias na/da educação, dentre outros. Segundo Moisés, até o final de 2018 a expectativa é que todos os campi do IFRO sejam contemplados com capacitações por meio do Catálogo Institucional de Formadores.

“A vantagem dessa ação é que, além de possibilitar novas aprendizagens no campo educacional àqueles que as recebem, oportuniza a troca de experiências entre servidores de campi diferentes. A avaliação, tanto dos proponentes de capacitações como dos participantes, é muito positiva e reforça a necessidade de expandir a ação”, destaca o pró-reitor.

Poderão compor o Catálogo, como proponentes de formação, todos os servidores efetivos do IFRO. Basta que o(a) servidor(a) preencha um formulário para fazer parte do rol de formadores na dimensão do ensino. Acesse AQUI.

Uma das servidoras que participam do Catálogo Institucional de Formadores do IFRO é a pedagoga Andréia Paro do Nascimento.  A profissional aplicou em três campi do IFRO (Colorado do Oeste, Vilhena e Guajará-Mirim) a oficina Conselho de Classe e Práticas Pedagógicas. “Como profissional da educação, vejo que é fundamental conhecermos melhor quais são os objetivos do Conselho de Classe, saber qual sua verdadeira função pedagógica, para com isso contribuir com nossas práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Nós educadores precisamos compreender que o Conselho de Classe é uma instância avaliativa do processo ensino e aprendizagem, em que diversos profissionais envolvidos neste universo também são avaliados. Assim, buscamos repensar o conselho de modo a não o considerar um momento apenas de exposições de relatórios fundados nas dificuldades de aprendizagem dos alunos, e sim um momento de autoformação, de discussões, análises e proposições de ações para a superação das problemáticas apresentadas durante o conselho de classe”, explicou.

• Colorado_do_Oeste_11-05-2018
  • Colorado_do_Oeste_11-05-2018_2