Palestra aborda legislação aplicada à segurança do trabalho

Publicado: Sexta, 19 de Mai de 2017, 17h24 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2017, 17h24 | Acessos: 2205

Palestra da OAB em Jaru 4

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Avançado Jaru, realizou palestra para o Curso Técnico em Segurança do Trabalho sobre legislação, nos dias 17 e 18 de maio. Há nesta profissão cuidados ligados às leis vigentes no País e que necessitam de maior atenção dos futuros profissionais. Com a presença de representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sidnei da Silva e Wernomagno Gleik de Paula, foi demonstrada a importância do técnico atuando na empresa.

A atividade proporcionou aos alunos conhecimentos jurídicos sobre processos trabalhistas que farão parte do cotidiano dos egressos. Servindo ainda para mostrar na prática como um profissional da área de segurança do trabalho pode evitar prejuízos para empregadores e empregados nos ambientes organizacionais. Para a aluna Andrea do Curso Segurança do Trabalho, “a palestra foi importante pois os advogados trouxeram exemplos verídicos que nos ajudou a entender como funcionam alguns processos trabalhistas por acidente de trabalho e que podem acontecer tanto por culpa do empregado quanto do empregador".

O contato com profissionais que atuam no ramo jurídico facilitou o processo de aprendizagem. Daniele Cristina ressalta que “a vinda de profissionais da área Jurídica em nossa turma só veio acrescentar o que estamos estudando no curso. A abordagem jurídica de casos específicos de pedidos de indenização feitos pelo empregado à empresa, relatados por eles, só enfatizaram a importância da atuação profissional de Técnico em Segurança do trabalho em defesa tanto do empregador quanto do empregado para que diminua os riscos de acidentes e doenças ocupacionais". Quem também concordou ser de suma importância aos alunos se reconhecerem como futuros técnicos de segurança do trabalho foi a estudante Bárbara Garcia, “foi importante para conhecer mais as normas trabalhistas e ampliar os conhecimentos, principalmente, aprendemos que é necessário como técnico em segurança do trabalho sempre orientar os trabalhadores e fazer os registros das orientações dadas”.

• Palestra_da_OAB_em_Jaru__1
  • Palestra_da_OAB_em_Jaru__2